7 Inovações Israelenses Que Mudaram o Mundo Nos Últimos 73 Anos

O Israel Trade & Investment pertence a uma rede de mais de 40 escritórios comerciais localizados nos principais centros de negócios ao redor do mundo e faz parte do Departamento de Comércio Exterior do Ministério de Economia de Israel.

Lembro que Israel é sempre mencionada como “nação da inovação” e “nação das startups”. É também o único país do Oriente Médio listado na NASDAQ, onde, em 2020, figuravam 79 empresas dos ramos de saúde, tecnologia e bens de capital. 

O site do escritório brasileiro do ITI publicou 3 anos atrás matéria que compartilhei, na ocasião, e que renovo agora.

 

7 inovações israelenses que mudaram o mundo nos últimos 70 anos

“A fim de permanecermos fortes, nós precisamos empoderar a talentosa juventude entre nós para que dediquem suas vidas para a pesquisa e desenvolvimento científicos. Nós devemos ajudá-los de todas as maneiras, em todos os campos.”

Estas foram as palavras de David Ben Gurion, 1º primeiro-ministro de Israel. Esta filosofia tem permeado os valores do país, ajudando a construir o caminho que levou Israel a ser um dos países mais inovadores do mundo.

Israel celebra seu 70º aniversário e permanece comprometido a transformar o mundo com tecnologias inovadoras.

Veja abaixo sete grandes invenções israelenses de diferentes setores que refletem o espirito inovador e empreendedor do país.

1. Hardware: USB (pen-drive)

Antigamente, qualquer um que quisesse armazenar, fazer back up e transferências de arquivos no computador tinha que depender de CDs e disquetes. Tudo isso mudou quando técnicos israelenses da M-Systems criaram o pen drive, simplificando a forma com que arquivos digitais são armazenados e transferidos. Em 2006, a SanDisk comprou a empresa por aproximadamente $1.3 bilhões.

2. Agritech: Irrigação por gotejamento – Netafim

A irrigação por gotejamento foi um marco para a agro-tecnologia. Sistemas de gotejamento mantém uma quantidade uniforme de suprimento de água para plantas e colheitas, melhorando significamente a produção enquanto economiza em recursos hídricos e reduz custos. A empresa israelense Netafim foi pioneira neste tipo de tecnologia, que é usada atualmente em inúmeros países pelo mundo, revolucionando a indústria agrícola.

3. Healthtech: PillCam

Em 2001, a Given Imaging se tornou a primeira empresa no mundo a desenvolver uma cápsula endoscópica. Basta que o paciente engula uma câmera de tamanho e formato de cápsula para que seu médico tenha uma visão de seu trato gastrointestinal. A pílula, denominada PillCam, é usada apenas uma vez e eliminada do corpo após o exame.

4. Cleantech: WaterGen

A tecnologia desenvolvida pela startup israelense WaterGen produz água potável a partir do ar rarefeito. O gerador produz água potável suficiente para um grande centro comunitário por um custo baixo. Em 2014, por exemplo, WaterGen forneceu água potável para milhares de vítimas de furacões nas cidades de Houston e Miami.

5. Software: Waze

O aplicativo israelense Waze é uma plataforma social de navegação que ajuda motoristas a encontrar a rota mais rápida para seu destino. O Waze foi desenvolvido visando oferecer uma opção superior ao GPS, que falhava por não levar em consideração eventos como acidentes, congestionamentos etc. O serviço gratuito está disponível em mais de 180 países e possui mais de 100 milhões de usuários, tornando-se a maior comunidade de mobilidade do tipo no mundo.

6. Segurança cibernética: Digital Vault

Depois de penetrar o firewall de uma empresa, invasores cibernéticos são frequentemente capazes de acessar informações confidenciais e exercer um controle perigoso. Para combater essas ameaças, a CyberArk, uma das líderes mundiais em segurança cibernética, desenvolveu uma tecnologia chamada Digital Vault, que protege os ativos mais sensíveis das organizações.

7. Foodtech: Orri Mandarins

Em 1987, a International Tasting Tests nomeou as tangerinas Orri uma das melhores frutas do mundo. Com seu sabor doce e aroma picante, essas tangerinas fáceis de descascar e sem semente representam a maior exportação de frutas de Israel. Elas são especialmente populares na França e Alemanha. Apesar da China ser o maior produtor de frutas cítricas do mundo, as Orri também dominaram o país. Cientistas anunciaram recentemente um método de produzir frutas que minimiza a utilização de pesticidas e é ecologicamente sustentável. As Orri estão entre os produtos mais deliciosos do setor de foodtech de Israel, que tem entregado ao mundo uma gama de soluções para tornar nossa comida mais saborosa.

Para ler o artigo original, clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *