Em Israel, a Maior Torre de Energia Solar do Mundo

No deserto do Negev, em Israel, está sendo construída uma torre de 250 metros de altura, que equivale a um prédio de 50 andares.

Será a usina solar de Ashalim, que integra o plano das autoridades israelenses para que até 2020 o país produza 10% de sua energia através de fontes renováveis. Atualmente este porcentual é da ordem de 2,5%.

A torre terá mais de 50.000 espelhos que acompanharão o movimento do sol e refletirão a luz em uma caldeira situada no topo. Os espelhos, também chamados de “heliostatos“, serão controlados por computadores que poderão ser acessados remotamente pelos telefones celulares dos engenheiros. Entre os espelhos há torres de wi-fi para assegurar que estejam conectados 24h por dia.

A radiação solar infravermelha capturada pelos espelhos e refletida sobre a caldeira aquecerá a água a 600º, cujo vapor dará início a um processo térmico que moverá enormes turbinas, gerando energia elétrica “limpa”.

Quando pronta, no primeiro trimestre de 2018, a usina de Ashalim produzirá 121 megawatts de energia solar, suficientes para iluminar 125 mil casas, evitando a emissão anual de 110 mil toneladas de dióxido de carbono.

 


Foto: BBC Brasil

One thought on “Em Israel, a Maior Torre de Energia Solar do Mundo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *