Israel na Lua – Assista o Lançamento do Foguete

As 22h45 de hoje, horário de Brasília (03h45 em Jerusalém) um foguete Falcon 9 será lançado em Cabo Canaveral com uma nave de construção israelense.

Batizada de Beresheet, o nome em hebraico do livro Gênesis da Bíblia, a sonda foi construída pela empresa SpaceIL de Israel, com investimentos liderados pelo bilionário sul-africano e israelense Morris Kahn. O nome foi escolhido após uma pesquisa feita pela SpacelL em julho de 2018.

Essa é a menor nave não-tripulada a ser lançada para a Lua e uma das mais baratas: custou US$ 100 milhões, contra os bilhões de dólares normalmente gastos em missões governamentais.

Se a missão tiver exito, Israel irá se juntar a um pequeno grupo de países que já colocaram uma nave na Lua: Rússia (1966), Estados Unidos (1969) e China (2013).

O foguete que lançará a Beresheet para fora da atmosfera é da Space X, com quem a empresa israelense fez um acordo. De acordo com os planos, a nave realizará órbitas elípticas em torno da Terra por pouco mais de dois meses e, dez dias antes do pouso, fará uma manobra para entrar na órbita lunar. O pouso está previsto para 11 de abril.

A Israel Aerospace Industries, agência governamental que apoia o projeto, diz que o principal objetivo da missão é despertar o interesse das novas gerações dos estudantes israelenses pela ciência, engenharia e tecnologia. O órgão quer também abrir novos caminhos para a economia do país com base nos conhecimentos que virão com a pela exploração espacial.

A SpaceIL foi criada em 2011 por Yariv Bash, Kfir Damari e Yehonatan Weintraub com objetivo de colocar uma nave israelense na lua, aproveitando uma competição chamada Google Lunar XPRIZE Challenge. Criado pelo Google, o desafio visava exatamente estimular startups ligadas à indústria espacial.

Em 2018 a Google desistiu do patrocínio e o concurso deixou de existir, mas os fundadores decidiram seguir em frente, mesmo sem o incentivo que seria representado pelo prêmio de US$ 20 milhões que esperavam receber.

Detalhe importante: a Beresheet levará pra a lua o seguinte:
* a Torá, o conjunto dos primeiros cincos livros da Bíblia e base da religião judaica, gravada através de nanotecnologia em um pequeno círculo de metal do tamanho de uma moeda israelense de 5 shekels;
* a Declaração da Independência de Israel;
* o Hatikvah, hino nacional de Israel;
* objetos de um sobrevivente do Holocausto; e
* desenhos do espaço e da lua feitos por crianças israelenses.

O lançamento do foguete que levará a Beresheet poderá ser acompanhado no canal do YouTube abaixo, lembrando que isso dar-se-á as 22h45 pelo horário de Brasilia.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *