Mossad Roubou Arquivos Nucleares do Irã, Copiou e Devolveu na Mesma Noite

Matéria publicada hoje pelo site Israel Direto, baseada em informações do jornal The New York Times:

Mossad rouba arquivos nucleares do Irã, copia, e devolve na mesma noite

Espiões da agência Mossad de Israel descobriram a localização secreta de um depósito usado para armazenar arquivos de armas nucleares do Irã, invadiram o prédio, levaram meia tonelada de documentos e conseguiram contrabandear os israelenses para Israel naquela mesma noite, informou o The New York Times, na Segunda-feira.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu revelou a operação ousada ao exibir o grande número de documentos em uma apresentação destinada a provar que o Irã mentiu sobre seu programa secreto de armas atômicas.

No entanto, ele deu poucos detalhes sobre como ou quando os agentes conseguiram o que ele chamou de uma das “maiores conquistas” da inteligência israelense.

Uma alta autoridade israelense, que falou sob condição de anonimato para discutir uma missão secreta, disse ao The Times que o Mossad descobriu o depósito em fevereiro de 2016 e que o prédio estava sob vigilância desde então.

Os agentes invadiram o prédio em uma noite em janeiro passado, removeram os documentos originais e os levaram de volta de Israel na mesma noite, disse o funcionário, segundo o jornal.

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi informado da operação pelo chefe do Mossad, Yossi Cohen, durante uma visita a Washington em janeiro, disse a autoridade.

fonte: https://www.timesofisrael.com/mossad-stole-irans-nuke-archive-and-smuggled-it-back-to-israel-the-same-night/

Para ler a matéria original, clique aqui.

Foto: Israel Direto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *