Na Alemanha Homenagem à Anne Frank Gera Polêmica

A ferrovia nacional da Alemanha provocou uma tempestade nas mídias sociais ao nominar um dos seus novos trens super rápidos em homenagem a Anne Frank, que morreu em um campo nazista.

Após fazer uma pesquisa entre os usuários do sistema, a ferrovia deu aos trens o nome de alemães famosos, entre eles a jovem cuja família fugiu da Alemanha para Amsterdam depois que os nazistas tomaram o poder em 1933.

A revolta surgiu em razão de a família Frank ter sido deportada de de trem da Holanda para Auschwitz em 1944.

As reações se fizeram notar especialmente no Twitter. Uma pessoa postou:
“Será que sou o único que achou perturbador que um trem sucessor da Reichsbahn [da era nazista] seja nominado de Anne Frank?”

Essa publicação foi compartilhada no jornal Die Welt. Outro tweet mencionou que ao contrário de muitas empresas alemãs, a ferrovia Deutsche Bahn nunca pagou reparações aos que exerceram trabalhos forçados. 

Os comentários nessa linha foram muitos. No Bundestag, Iris Eberl, do partido conservador da União Social Cristã na Baviera, o partido irmão da União Democrata Democrata da chanceler Angela Merkel, chamou a decisão de “irreverente“.

Já a porta-voz da Deutsche Bahn, Antje Neubauer, disse que a sugestão do nome de Anne Frank foi feita por muitos clientes. Ela disse ao jornal BILD que o nome “representa a tolerância e a coexistência pacífica de diferentes culturas, que é mais importante do que nunca nos tempos atuais”.

A Deutsche Bahn pediu aos usuários, em setembro, a indicação de alemães famosos. Em um mês houve quase 19.500 respostas com mais de 2.500 sugestões diferentes. 

Um júri selecionou os melhores nomes para usar nos novos trens que agora homenagearão figuras conhecidas da política, indústria e ciência, incluindo o primeiro chanceler da Alemanha, Konrad Adenauer, a pioneira da indústria automotiva Bertha Benz e o físico Albert Einstein, que também fugiu da Alemanha nazista para os Estados Unidos.

Foto: Jewish Telegraphic Agency

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *