“Andar por Curitiba é enxergar o Jaime Lerner vivo” – (Felipe Guerra, Arquiteto e sócio da Jaime Lerner Planejamento Urbano, em entrevista durante o velório, ontem).
Ontem nos despedimos do Jaime Lerner, num dos dias mais tristes da minha vida.
Fosse outra a condição, sem a terrível pandemia, as últimas homenagens ao Jaime reuniriam milhares de pessoas, tamanha a comoção que a notícia causou.
Sabemos que a dor e o pesar um dia serão substituídos pelas lembranças.
No meu caso, restará a honra de ter podido conviver por muitos anos com uma figura que marcou de forma tão especial sua passagem pelo mundo, influenciando positivamente a vida de muita gente em diversos países.
Quero agora reunir e contar as histórias e experiências compartilhadas durante os anos de convivência, sempre destacando o humor que era a marca registrada do Jaime.
O título acima remete ao que ele dizia:
– “Eu não sou carismático, sou um cara asmático”.
Os amigos sabem que a asma era eventual, ao contrário do carisma, que era permanente.
A prova disso está no vídeo da palestra que ele fez em 2007, em Monterey (California, USA) no Ted Talks.
Assista e veja, no final, como ele ensinou a plateia a cantar o “rap da sustentabilidade”.
13 thoughts on “Jaime Lerner: Carismático, Não um Cara Asmático”
Vejo o Eterno Prefeito “ Jaime Lerner”, como um implantador de ideias, o que ele planejava ele implantava rapidamente, tem muita gente que tem ideia mas não sabe como fazer para implantar, ele não como foi ocaso da Rua XV da noite para o dia estava revirada, os lojistas em um primeiro momento foram a loucura, e bum segundo agradeceram e pediram para fechar toda a rua e daí para frente CURITIBA virou um marco e o laboratório do nosso Eterno Prefeito… Obrigado Jaime Lerner, como gostava de ser chamado, nada de Dr e Excelência, simples , você deixou CURITIBA mais alegre e moderna e nos Curitibanos orgulhosos de nossa Cidade e ter você como Prefeito… Missão Cumprida … Vai em Paz … Vida que segue ( para nós)….
Que maravilha de Talk ! Genial! Carismático! Figura universal!
Obrigado! Todos devemos muito à ele!
You can do It
I can do It.
We can do It
JAIME DID IT.
Sim, ele disse e fez!
SENSACIONAL!
Minha companheira, Julia Del Valle, argentina de nascimento, brasileira por escolha e adoção, se referiu ao Jaime assim: “Deixou um legado, conheci o Brasil pelos olhos dele, meus filhos nasceram sob essa ótica, está introjetado em várias gerações”.
Que bela definição!
Demais, mesmo!
Excelente essa palestra.
Todos os prefeitos do país precisavam conhecer a proposta do Lerner!
Sim, ele ainda teria um bom tempo pela frente… Seu desaparecimento foi realmente prematuro!
Obrigada Gerson, por este presente!
Cristina, quanta saudade de você e do Taco!