O Brasil Que Teima Em Dar Certo (2)

Há alguns anos apenas, se alguém dissesse que de importador de frutas o Brasil tornar-se-ia exportador, seria taxado de maluco.

Em menos de 30 anos a região de caatinga transformou-se em um verdadeiro oásis, graças ao espírito empreendedor de alguns brasileiros.

Grupos privados oriundos principalmente do Rio Grande do Sul estabeleceram-se no Vale do São Francisco, que tornou-se um polo produtor de frutas como uva de mesa, manga, goiaba, coco verde, melão, melancia, acerola, maracujá, banana e outras.

Atualmente uma área superior a 300 mil hectares é ocupada por essas culturas, graças a tecnologia da agricultura irrigada.

A região é uma das principais produtoras do país e exporta para a Ásia, Europa e Estados Unidos. Somente em 2016 as vendas para fora do país cresceram mais de 120% comparadas ao ano anterior.

Os diversos projetos implantados na região de Petrolina (PE e Juazeiro (BA) fortaleceram enormemente a posição dos pequenos produtores, a chamada “agricultura familiar”, oportunizando também o treinamento e a valorização da mão de obra especializada.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *