Os Curitibanos são bananas?

Aviso desde logo que a manifestação não tem nada a ver com minha posição antagônica à administração municipal atual. É o registro de alguém que quase tem uma aposentadoria por tempo de Jaime Lerner e que aprendeu com ele a enxergar a cidade essencialmente como um espaço de vida.

Escutei há pouco, horrorizado, a história do cidadão multado por plantar bananeiras na calçada de casa. Não, ele não mora na Rua das Flores onde os transeuntes abundam, e nem quer fazer concorrência aos fabricantes das balas de Antonina.

O Curitibano em questão reside no aprazível Hugo Lange, vizinhando com os coitados do Cristo Rei ameaçados por bula prefeitural pela horta comunitária que ousaram implantar por lá.

Tempos atrás o Jaime escreveu um texto delicioso – A Batalha do Paraguassu – onde se insurgiu contra proibição de que o bar de mesmo nome tivesse mesas na calçada. Inevitável lembrar disso agora.

Por favor, deixem o cara em paz; que suas bananeiras floresçam e frutifiquem, e que os vizinhos hortelões colham todos os frutos da terra que plantarem, incluindo o chuchu que odeio.

Ah, ia esquecendo do vizinho mal-humorado, o que dedurou o bananal: a ele recomendo as Pílulas de Vida do Dr. Ross , esperando que veja a vida e Curitiba com um fígado mais cordial.

Se não quiser, sempre pode ir plantar batatas.


4 thoughts on “Os Curitibanos são bananas?

  • Seu ROGER

    Otimo seu comentário sobre as "bananeiras". Aliás, elas são belas árvores, e que dão excelentes frutos. O vizinho que em vez de reclamar, aproveite e como umas bananinhas, que certamente ali florescerão. Aliás, tenho em meu quintal uma série delas, lindas,e que não atrapalham nada, muito pelo contrário dão alegria visual à ele, e frutos deliciosos.

    Responder
  • Ulisses Iarochinski

    comentário delicioso como as mais saborosas bananas da nossa Serra do Mar que abundam no outro lado da fronteira paulista também, mas que são tão nossas como as morretianas da Estrada da Graciosa…opa, espero que o dedo-duro não se aperceba delas também.

    Responder
  • Mario Lopes Filho

    Este é o meu Gerson "Sansão" Guelmann!! Ferro nos desqualificados e naqueles que odeiam bananas…

    Responder
  • Unknown

    Excelente ponto de vista Gerson
    Cicloabraço

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *