Outras Histórias de Hershel de Ostropol

Mais duas histórias de Hershel de Ostropol (∗), personagem sobre o qual já publiquei aqui no Blog:


Não é da tua conta
Passando por um vilarejo onde a maioria da população era judaica e sua fama era conhecida, Hershel foi desafiado, a troco de algum dinheiro, a dar uma bofetada em um homem odiado por todos. Hershel não teve dúvida: foi até ele e deu-lhe um tapa no rosto. Quando o homem perguntou por que havia feito isso, Hershel respondeu que o havia confundido com uma pessoa chamada Berel.
– “E se eu fosse o Berel” – perguntou o homem ofendido – “Isso te daria o direito de me esbofetear? Porque você queria fazer isso com ele?”
– “Não se meta nos meus assuntos com o Berel” – respondeu Hershel.

Na padaria
 Em outra cidade, Hershel e um amigo, desocupado como ele, foram a uma padaria. Hershel comprou dois pães e deu o menor ao amigo, ficando com o maior.
– “Isso não é educado” – disse o outro vadio.
– “O que você faria se estivesse no meu lugar?” – perguntou Hershel.
– “Eu te daria o maior e ficaria com o menor” – respondeu o amigo aborrecido.
– “Você já está com o menor. O que mais você quer?” – encerrou Hershel.

(∗) Hershel de Ostropol, ou Hershele Ostropoler é um personagem muito presente no humor judaico. Suas façanhas foram mitificadas ao longo dos anos, mas sabe-se que ele viveu na Ucrânia, no final do século 18 ou início do século 19. Sua sagacidade e piadas faziam parte do folclore judaico do Leste Europeu e ainda que as informações disponíveis sobre sua vida e suas obra sejam baseadas apenas na tradição oral, sua existência histórica nunca foi colocada em dúvida.

Gosta do Humor Judaico?
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo. NÃO COPIE E COLE. Com isso você respeitará e valorizará meu trabalho de pesquisa, tradução e adaptação do melhor do Humor Judaico.   

 

One thought on “Outras Histórias de Hershel de Ostropol

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *