A Páscoa Tecnológica Judaica, Com As 10 Pragas do Egito


Imagem: FreeImages

A festa de Pessach, que se inicia hoje, é comumente chamada de “Páscoa Judaica” por ser comemorada sempre próxima da data da Páscoa cristã, apesar de possuírem sentidos diferentes.

A palavra Pessach em hebraico significa “passagem” e para os judeus representa o fim do êxodo após um longo período de escravidão no Egito, que terminou com a abertura do Mar Vermelho. Foi quando os judeus, liderados pelo Patriarca Moisés, finalmente entraram na Terra Prometida, onde surgiu sua identidade como povo e nação.

Já para os cristãos, a Páscoa representa a passagem de Cristo pela morte, comemorando sua ressureição no terceiro dia após a crucificação. Teólogos afirmam que a Páscoa cristã recebeu o nome da comemoração judaica porque a Paixão de Cristo aconteceu no início do Pessach. Assim, a cerimônia conhecida como Última Ceia teria sido um “Seder”, o tradicional jantar realizado na véspera do início da Páscoa judaica.

Em 2015 os alunos do curso de Engenharia Mecânica do Technion, Instituto de Tecnologia de Israel, um dos maiores centros de ciência, tecnologia e pesquisa aplicada do mundo, criaram uma “engenhoca” contando a história da Páscoa judaica desde o nascimento de Moisés, passando pelas 10 Pragas do Egito e chegando à libertação dos judeus com a abertura do Mar Vermelho.

Com esse fabuloso “experimento” desejo aos meus queridos amigos Cristãos uma Feliz Páscoa e, aos patrícios judeus, Chag Pessach Sameach! 

Gosta da Cultura e do Humor Judaico?
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo. NÃO COPIE E COLE. Com isso você respeitará e valorizará meu trabalho de pesquisa, tradução e adaptação do melhor da Cultura e do Humor Judaico.   

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *