Quando Começou o Politicamente Correto?

Imagem original do Instituto Liberal, atualizada por I.A.

Dias atrás, me peguei pensando em quando o conceito do “politicamente correto” começou. Não consegui lembrar, mas me parece que ele é relativamente novo e ganhou força com a disseminação das redes sociais.

Seja qual for a data em que passou a estar mais presente, essa norma de conduta tornou-se necessária, ganhou força e precisa ser observada. A menos que você opte por viver em uma caverna – física ou virtual – é preciso se adaptar aos novos hábitos e costumes e viver de acordo com os tempos de hoje.

Coisas que antigamente passavam despercebidas agora precisam ser cuidadosamente pesadas, especialmente se o que falamos ou escrevemos pode soar como discriminatório, como nos casos de racismo, sexismo, homofobia etc. E sejamos honestos: em algumas situações, o que está em jogo vai muito além de “educação”. Trata-se, simplesmente, de respeito, consideração e civilidade – seja lá o nome que se queira dar.

É comum vermos que, no humor, o “politicamente incorreto” aparece de forma escancarada, com autores e comediantes passando por cima do que, para muitos, são princípios da moral, da ética e até mesmo do bom gosto. E parece que depois do surgimento dos shows de stand-up, é que realmente todas as barreiras foram rompidas…

Por outro lado, sabemos também que há muito, muito exagero. O vídeo abaixo faz uma sátira justamente com o excesso daqueles que procuram o politicamente incorreto em tudo.

Veja o que acontece quando um pobre desavisado atende ao pedido de um grupo para simplesmente tirar uma foto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *