Tenho ótimas lembranças do período trabalhado com o Jaime Lerner. Muitas estão registradas no meu blog e continuamente surgem fatos que me fazem reviver experiências que merecem ser contadas.
Há algum tempo lembrei de um acontecimento marcante na história da revolução que ele fez no transporte coletivo de Curitiba e desde então procurava o registro fotográfico, sem sucesso.
Foi em 1992, último ano da 3a gestão dele na Prefeitura, quando foi testado o 1o chassis do ônibus biarticulado que seria fabricado pela Volvo na Cidade Industrial, criada pelo próprio Jaime em 1973.
Para minha alegria o querido amigo Júlio Zaruch, jornalista da velha cepa e dono de um dos melhores blogs de Curitiba, acaba de publicar um belíssimo artigo exatamente sobre o que eu procurava e, maravilha, com a foto! (mais abaixo você encontrará o link da publicação).
Aqui cabe uma apresentação para os que não gozam do privilégio de conhecê-lo:
– o Zaruch, após larga experiência no serviço público, brinda magistralmente seus leitores com artigos sobre a memória da cidade, gastronomia e turismo..
Se você é Curitibano por nascimento ou adoção, vale a pena entrar lá e se deleitar.
E antes de compartilhar o link do artigo, explico:
1. O teste começou no Boqueirão. A equipe chefiada pelo Prefeito aguardava na praça Carlos Gomes, na esquina das ruas Marechal Floriano e Pedro Ivo, por onde o ônibus entraria para chegar à praça Rui Barbosa, final do trajeto. Na madrugada e com o trânsito bloqueado, explodimos em alegria quando o chassis fez a curva.
2. Além dos “Jaimes” mencionados pelo Zaruch (Lerner e Lechinski) também estavam lá o Eduardo Ceneviva, de saudosa memória, dedicado amigo, competentíssimo técnico e parceiro da vida toda do Jaime, o Euclides Rovani (o “Gaúcho”) e o Carlos Deiró; e
3. A pessoa à esquerda do Jaime na foto e que guarda certa semelhança comigo era “meu outro eu”, da era pré-bariátrica, coisa de uns 70 quilos atrás.
Para acessar o Blog Júlio Zaruch, clique aqui.
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo.
NÃO COPIE E COLE. Com isso você respeitará e valorizará meu trabalho.