São Francisco, Gilson & Marcia

Hoje, 4 de outubro, é o dia de São Francisco de Assis.

A data me une a duas pessoas e com uma delas os laços são antigos: remontam a 1951, quando nasceu o Gilson, meu irmão, que hoje completa 66 anos. Certamente não é por coincidência que ele gosta muito de bichos, dos quais o santo é padroeiro. E também não é por acaso que ele é pai de duas Veterinárias, a Gilian e a Gisah. 

Com a outra pessoa a ligação é mais nova, coisa de 5 anos e meio, né, Marcia Oleskovicz Fruet? E aqui vai mais uma prova de que tudo estava escrito nas estrelas: ela é mega-devota do “Fanquico” (como a gente se refere a ele), é o ser mais alucinado por animais que conheço e dona de uma coleção de 350 São Francisquinhos e Franciscões: imagens, estátuas de diferentes tamanhos e materiais, quadros, etc. Alguns ela trouxe de Assis, na Itália, onde ele nasceu; a Rosane e eu também ganhamos um. E não é a toa que São Francisco também é conhecido como o Santo dos pobres, aos quais a Marcia se dedicou com muito carinho e o coração aberto, nos últimos 4 anos.

Então, para homenagear essas duas pessoas tão importantes para mim, deixo aqui um vídeo belíssimo, chamado “Salvamento Mútuo”. É a história da relação de um homem chamado Eric com o seu cachorro, Peety.

Clique aqui ou no “Fanquico” abaixo para assistir. E desculpe fazer você chorar

2 thoughts on “São Francisco, Gilson & Marcia

  • Silvestre

    Magnífico post, Gerson. Também gosto muito deste santo, da natureza e dos animais. Como católico também estou feliz que o Papa tenha escolhido o nome Francisco e já tenha publicado a encíclica Laudato Si sobre o cuidado que precisamos ter com nossa casa comum, a Terra.

    Responder
    • Gerson Guelmann

      De minha parte e como judeu, também fiquei muito feliz quando da escolha dele. Primeiro por ser um Jesuíta, ordem que sempre priorizou a Educação, e depois pela amizade dele com o O Rabino argentino Abraham Skorka.

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *