Samuel, o Schnorer (∗) Azarado
Samuel, o Schnorer (∗) de uma aldeia polonesa habitada predominantemente por judeus, certa vez conseguiu falar com um grande filantropo patrício que concordou em recebê-lo em sua casa após o expediente.
Como era a primeira vez que ia conversar com o milionário, Samuel preparou o melhor do seu discurso e ao entrar na casa deparou-se com um majestoso piano de cauda.
Utilizando sua melhor técnica declarou sua admiração pela música e elogiou a beleza do instrumento.
– “O senhor também gosta de música? Não tive oportunidade de estudar e então insisti para que minha filha estudasse piano, no que tem se saído muito bem” – declarou o dono da casa com certo entusiasmo.
Jacó sentiu que a vertente era boa e falou:
– “Adoro música, D’us me abençoou com o talento e pude até aprender a tocar um pouco de tuba, veja só!”
Sem esconder a surpresa e o entusiasmo na voz, o milionário exclamou:
– “Mas que maravilha! Meu filho Salomãozinho estuda tuba! Foi difícil encontrar um Professor, mas agora ele tem ido a Varsóvia para ter aulas!”
E imediatamente virou-se para a filha e disse:
– “Malka, vá buscar a tuba do Salomãozinho para que o senhor Samuel possa nos brindar com uma peça!”
Enquanto a menina ia buscar a tuba, Samuel aproveitou para fugir em direção à porta da rua que ainda estava aberta, pensando:
– “Eu e minha mania de grandeza… Tinha que inventar que tocava tuba justamente na única casa da cidade que tem uma!”
Uma Pérola da Sabedoria Judaica
– “Se você cuspir para cima, vai cair no teu rosto”.
Frases dos Melhores Humoristas Judeus
Rita Rudner – (Miami, 17/9/1953)
– “Alguns homens acham que ter peitos grandes torna as mulheres estúpidas, mas na realidade é exatamente o oposto: as mulheres que têm peitos grandes tornam os homens estúpidos”.
As Terríveis Pragas Judaicas
– “Que ele seja famoso por ter a maior hérnia da cidade”.
(∗) “Schnorer” em iídiche, é uma pessoa esperta que vive a custa de seus conhecidos, especialmente patrícios mais bem situados, arrancando deles dinheiro e vantagens de qualquer maneira, muitas vezes com um certo ar de direito.
Gosta do Humor Judaico?
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo. NÃO COPIE E COLE. Com isso você respeitará e valorizará meu trabalho de pesquisa, tradução e adaptação do melhor do Humor Judaico.