Blog do Guelmann

Pitadas da sabedoria e do humor judaicos.

Três na Quarta de Humor Judaico

Três na Quarta de Humor Judaico (11)

Na Alfândega, em Israel
Moiche Danielson, chegando em Tel Aviv após férias no Brasil, foi parado na Alfândega. O Fiscal, observando que ele trazia uma mala pesada, cheia de sementes, perguntou:
– O que é isso?
– Alpiste para o meu papagaio – ele disse.
O Agente, examinando mais cuidadosamente, viu que eram sementes de café, torradas, prontas para serem moídas, e falou:
– Alpiste para o teu papagaio, uma ova! Isso é café!
E a resposta, de bate-pronto:
– Se ele não quiser comer, o problema é dele.

A Língua Quase Morta, o Falecido e a Economia
Alguns anos atrás, uma procissão fúnebre seguia lentamente por uma rua estreita pelo bairro judeu de NY, o Lower East Side. A região, conhecida pela efervescência cultural, ainda hoje abriga a segunda maior população judaica do mundo fora de Israel. O trajeto levou o cortejo fúnebre a passar em frente ao escritório e oficina do último jornal impresso em iídiche (¹) que ainda restava na cidade. Um dos editores, vendo aquilo, gritou para o colega:
- Ei, Chaim, imprima um a menos!
(¹) O iídiche é uma língua germânica falada principalmente por comunidades judaicas asquenazes (de origem da Europa Central e Oriental). Ela se desenvolveu a partir do século X, quando judeus da Renânia, na Alemanha, começaram a misturar o dialeto alemão da região com elementos do hebraico e do aramaico, além de influências eslavas e românicas. Essa fusão gerou uma língua distinta, com uma estrutura gramatical próxima do alemão, mas com vocabulário e expressões judaicas próprias.

O Segredo da Receita de Carne da Bisavó Judia
A pequena Rivka estava vendo sua mãe preparar um assado para o Shabbat. Para começar ela cortou as duas pontas da carne, amarrou-a com barbante, temperou-a e colocou-a na assadeira.
Rivka perguntou porque ela cortou as pontas da carne.
A mãe respondeu, depois de pensar um pouco:
– Filha, eu lembro desde pequena que a minha mãe, a tua Bobe, (²) fazia assim.
Bom, a avó veio para o jantar de Shabbat e Rivka perguntou porque ela cortava as pontas da peça de carne antes de assar.
Ela também pensou um pouco e disse:
– Boa pergunta, querida. Esse era o jeito como a minha mãe fazia.
A bisavó de Rivka, já muito idosa, morava em uma casa de repouso. Todas elas, a menina, a mãe e a avó costumavam visitar a idosa e, na primeira ida lá, ela perguntou:
– Bisa, eu já perguntei para minha mãe e para a vovó e elas não sabem dizer porque a gente tem que cortar as pontas da carne antes de fazer o assado para o Shabbat. Porque a senhora também fazia isso?
A bisavó olhou para elas como se estivesse um pouco irritada com a pergunta e sem nenhum esforço respondeu: 
– Era para caber na forma.
(²) Bobe, em iídiche, é uma expressão carinhosa para ‘avó’.