Três na Quarta de Humor Judaico

Você é Filha de Quem?
Evelyn percebia que sempre que perguntavam o nome de sua filha Sarah, de 5 anos, ela respondia:
– “Sou filha do Sr. Fridman”.
Um dia, pouco antes dela dormir, Evelyn disse a Sarah:
– “Querida, sempre que alguém perguntar quem você é, você não deve dizer ‘sou filha do Sra. Fridman’. Você deve dizer com orgulho: ‘Meu nome é Sarah’. Veja… Sarah é um nome tão lindo… A Torá(*) nos diz que uma outra adorável Sarah foi a esposa de Abraão e mãe de Isaac.”
A pequena assentiu com a cabeça, e dormiu. Dias depois, naquela mesma semana, um Rabino foi visitar a classe de Sarah na Escola e, assim que a viu, foi até ela e disse:
– “Oi, você não é filha do Sr. Fridman?”
– “Eu achava que sim” – respondeu a pequena, sem esconder a tristeza – e completou – “mas minha mãe disse que não.”
 (*) a Torá ou Pentateuco é o conjunto dos 5 primeiros livros do Velho Testamento e constitui a base e o fundamento do judaísmo.

A Lamentação no Cemitério
Leah foi visitar o túmulo de seu pai no Cemitério Beth Israel e passou por uma mulher que estava soluçando e lamentando em outra sepultura. Ela conseguiu ouvir que a mulher dizia:
– “Ah, por
que você morreu? Porque você fez isso comigo?”
Terminando suas orações, no caminho de saída ela passou novamente pela mulher, que, sem parar de soluçar, disse:
– “Porque, me diga, porque você se foi?…”
Diante do desespero da mulher, ela se aproximou para tentar confortá-la e, vendo que o túmulo era de uma senhora, disse:
“Desculpe-me, espero que não se importe, mas não tive como não ouvir seus gritos de dor e angústia. Imagino que a falecida era sua mãe, não?”
– “Não, não era” – disse a outra mulher – “na verdade, eu não a conheci.”
Surpresa e sem entender o que estava acontecendo, Leah perguntou:
– “Quem era ela?”
– “A primeira esposa do meu marido” – respondeu a mulher.

Casamento Moderno ou Tradicional?
Isaac e Miriam foram falar com o Rabino para acertar os detalhes do casamento. O Rabino perguntou se eles queriam que a cerimônia fosse tradicional, como costumava ser feita na cidade, pequena, ou moderna, como era moda nos grandes centros. Depois de conversarem, optaram pela cerimônia moderna.

Isaac morava em uma chácara e Miriam, na cidade. No dia marcado, a região amanheceu sob forte tempestade, e ele teve dificuldades para chegar, pois o carro atolou diversas vezes. Mesmo acostumado a fazer o percurso, em alguns trechos precisou descer para se certificar de que poderia prosseguir e, para não molhar e sujar a roupa, enrolou as pernas da calça.
Quando finalmente conseguiu chegar à Sinagoga, seu padrinho, preocupado com o atraso, o puxou para dentro. O Rabino iniciou a cerimônia sem notar a situação, mas, ao perceber como o noivo estava vestido, disse:
— “Para começar, você pode baixar as calças”.
Assustado, Isaac respondeu:
— “Rabino, eu mudei de ideia. Acho que prefiro o serviço tradicional”.


Foto: Unsplash

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *