Para descobrir a origem do sobrenome e de onde vieram seus parentes mais distantes, basta inseri-lo no campo de pesquisa do site. A pesquisa é rápida, gratuita e fornece informações precisas sobre a frequência com que seu sobrenome aparece em diferentes países ao redor do mundo.
Além disso, o site possibilita realizar pesquisas detalhadas sobre antepassados específicos. Logo abaixo dos resultados da consulta de sobrenome, você encontrará a opção de pesquisar por indivíduos. Nesse caso, é necessário fornecer mais informações, como nome completo, local e ano de nascimento, além de informações sobre o falecimento.
As informações disponíveis no FamilySearch são provenientes de um extenso banco de dados mantido por voluntários. Aqueles que desejam contribuir com sua própria árvore genealógica podem se tornar voluntários, indexando registros históricos familiares ou atuando como “Missionários de História da Família”, compartilhando informações do site com mais pessoas.
O site é colaborativo e aceita doações para manter suas operações online por mais tempo, além de oferecer oportunidade para programadores contribuírem com o desenvolvimento do próprio site e do banco de dados, através da seção “Faça doações para o FamilySearch” e “Doe habilidades de programação”.
O FamilySearch é uma organização internacional sem fins lucrativos, mantida pela Igreja Mórmon, oficialmente conhecida como “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. A plataforma e conta com parceiros que atuam na mesma área.