O que vou dizer abaixo é uma brincadeira, uma expressão que uso para demonstrar como o assunto me preocupa:
– tenho dito aos meus amigos que sou contra a pena de morte, exceção feita aos Espalhadores de Fake News. E os qualifico assim mesmo, em maiúscula, porque parece que já constituem em uma categoria profissional.
E quando falo em punição não me refiro só aos que agem em Eleições e que estão em foco no momento; me refiro à todas as demais sub-espécies, essa gente que está contribuindo para tornar o mundo um lugar insuportável.
Desde que comecei o Blog me especializei em pesquisar a veracidade de notícias, correntes, etc., com relativa rapidez. Desenvolvi um método pessoal para cruzar informações e descobrir se a notícia é falsa ou verdadeira, mas em boa parte das vezes apenas uma consulta aos sites especializados responde.
Antigamente dizia-se que a calúnia era um travesseiro de penas aberto em um campanário. A analogia pretendia mostrar a dificuldade de uma pessoa reconstruir a reputação após ela ter tido atingida.
As redes de hoje são os campanários virtuais dos quais se atiram as penas, agora transformadas em fake news.
Estou em vias de completar meu 71º aniversário e tenho procurado viver de acordo com o meu tempo, sem me angustiar, mas esse é um assunto que me preocupa e me faz lamentar pelos jovens que precisarão encontrar um meio de conviver com as redes e mídias sociais.
Para quem tem mais tempo pela frente do que deixou para trás, desejo felicidades.



One thought on “As Fake News e os Travesseiros de Penas”
Tamo junto. Que m…, essas fakes.
silvestre.