(Atualização: ao final do texto você encontrará o link para o vídeo da matéria)
A RPC, afiliada a Rede Globo, apresentará no Paraná TV 2ª edição, logo mais, nova matéria sobre o drama que a Curitibana Valéria Ghisi está vivendo desde que foi obrigada a separar-se da filha, na França.
Valéria Ghisi tem 39 anos, é psicóloga e professora universitária. A menina nasceu em Paris em janeiro de 2013 de um relacionamento que começou dois anos antes, pouco depois de Valéria chegar à França, onde fez o doutorado.
Valéria sofreu com a violência psicológica e física do companheiro, que após ter sido preso em flagrante sofreu medida restritiva e processo. Na sequência a mãe pediu a guarda da filha e foi autorizada a voltar para Curitiba com a menina, em meados de 2014.
Apesar disso, meses depois ela foi surpreendida com a denúncia de sequestro internacional e, em seguida, com a determinação da justiça brasileira para que a pequena voltasse para a França até decisão definitiva. Valéria concordou e pediu uma série de garantias, que foram descumpridas. Ao chegar no aeroporto, em novembro de 2016, ela foi presa e afastada da filha.
A prisão foi revista, mas ela não tem mais a guarda da filha. Ela a vê todas as quartas-feiras e tem permissão para ficar com ela em finais de semana alternados.
A reportagem de hoje mostrará a dor e a dificuldade de Valéria.


