Dª Irma Recebeu Uma Carta

Depois da postagem do brasileiro Carlos André Montenegro, apareceu nas redes um novo texto, agora de autoria de uma ambientalista chamada Bibi Román.

É uma “carta” que ela publicou no Facebook e em seguida foi compartilhada pela ONG “La Voz de La Madre Tierra”, recebendo milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos.

A partir daí começou uma polêmica muito grande, porque ela convida as pessoas a ver sob outro ponto de vista os efeitos do furacão que atingiu o Caribe e os Estados Unidos.

O que a Bibi Román propõe é que as pessoas coloquem em primeiro lugar os benefícios que, segundo ela, o fenômeno traz à natureza.

As principais críticas que ela recebeu referem-se às vítimas fatais que o furacão causou. Assim mesmo parece que a maior parte das pessoas entendeu que o objetivo não foi desvalorizar a vida humana.

O tema é polêmico, mesmo. Tentei traduzir a carta da melhor forma, com meus parcos conhecimentos do espanhol e a ajuda dos tradutores online. Vamos lá, então?

“Querida Irma:

Obrigado por baixar a temperatura do Oceano Atlântico; com certeza os corais estão festejando isso.

Obrigado por renovar as florestas, por limpar os rios, por unir as pessoas. Obrigado por nos lembrar que o planeta ainda está vivo!

Obrigado por nos lembrar que o planeta está se aquecendo e que temos que continuar a trabalhar e educar aqueles que vivem aqui para fazer mudanças definitivas acerca disso.

Obrigado por nos lembrar que somos apenas humanos e que não somos superiores ao poder da natureza. Obrigado pelas famílias que permanecem em suas casas e compartilham as coisas como há muito não o faziam.

Obrigado pelas brincadeiras e jogos. Obrigado pelo vizinho que ajuda o vizinho, pelos pensamentos e orações que nos dedicam amigos e familiares no exterior. Obrigado por aqueles que apertam as mãos!

Obrigado pelo que você nos dá e pelo que você vai levar embora. Talvez o que você leve nos ajude a ter uma vida mais simples, sem apego, sem vaidade e mais focada nas coisas que são realmente importantes.

Obrigado!”

2 thoughts on “Dª Irma Recebeu Uma Carta

  • Boris Wolf

    Tomou uma dose cavalar de ‘ poliana’

    Responder
  • Boris Wolf

    Prozac?

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *