Compartilho animador artigo publicado nlo jornal Jerusalem Post:
A LUTA CONTRA A EPIDEMIA MUNDIAL DO DIABETES COM A INOVAÇÃO ISRAELENSE
Diabetes é geralmente associado à injeções, mas a Oramed Pharmaceuticals, com sede em Jerusalém, desenvolveu uma inovadora cápsula de insulina oral que transforma os tratamentos injetáveis em terapias orais.
EYTAN HALON
13 de novembro de 2018
Diabetes e suas complicações devastadoras são uma epidemia global crescente. Como um grande problema de saúde pública, o diabetes tem o poder de controlar a vida dos pacientes e cobrar um preço cada vez maior dos sistemas de saúde globais.
Cerca de 425 milhões de adultos em todo o mundo hoje têm diabetes, e o número subirá para 522 milhões até 2030 e 629 milhões até 2045, de acordo com estimativas da International Diabetes Federation (IDF). Atualmente 12% de todas as despesas com cuidados de saúde para adultos estão relacionadas ao diabetes.
O Dia Mundial do Diabetes, criado pela IDF e pela Organização Mundial da Saúde em 1991, é comemorado todos os anos em 14 de novembro, aniversário de Sir Frederick Banting, o famoso cientista canadense que descobriu a insulina em 1922, e busca aumentar a conscientização pública e política sobre os problemas do diabetes.
Embora atualmente não exista cura para o diabetes tipo 1 ou tipo 2, uma gama de inovadoras tecnologias médicas israelenses está mudando as regras do jogo para diabéticos.
Embora o diabetes esteja frequentemente associado a injeções de insulina, a Oramed Pharmaceuticals, com sede em Jerusalém, desenvolveu uma cápsula de insulina oral inovadora que transforma tratamentos injetáveis em terapias orais. Cápsulas orais de insulina, para ambos os tipos de diabetes, estão atualmente em testes clínicos avançados da Food and Drug Administration.
“Temos algo que pode ajudar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Nadav Kidron, CEO e co-fundador da Oramed, ao Jerusalem Post.
Kidron cresceu em uma casa onde o diabetes sempre fazia parte da conversa. Sua mãe, Miriam, trabalhou por quase 20 anos na Unidade de Diabetes do Centro Médico da Universidade Hadassah-Hebraica.
Junto com o Prof. Avram Hershko, ganhador do Prêmio Nobel, eles desenvolveram uma solução antes inimaginável que permite que proteínas como a insulina sejam administradas oralmente, preservando o fígado, o órgão que regula a secreção de insulina na corrente sanguínea.
“Em vez de tratar o excesso de glicose no sangue, interrompemos a produção na fonte. Esta é uma maneira muito mais fisiológica de tratar o diabetes. A visão é que o novo paradigma de tratamento para diabéticos seja a dieta, o exercício, a insulina oral e finalmente a insulina injetável”, disse Kidron.
A administração oral de terapias para para doenças como diabetes também oferece benefícios claros para o estilo de vida dos pacientes.
“Deveríamos voltar à um mundo em que os pacientes não dependessem da insulina, que também é muito mais cara. O sonho agora é ver crianças e adultos sorridentes por terem um estilo de vida melhor, que pode custar menos, e eles e a sociedade serão muito mais felizes ”.
Em maio, a Oramed assinou acordos de licenciamento e investimentos no valor de até U$ 50 milhões com a empresa chinesa de investimentos e incubação HTIT para obter os direitos exclusivos de comercializar a cápsula de insulina da empresa na China, Hong Kong e Macau. A Kidron antecipa que seu produto será registrado na China e não nos Estados Unidos.
“O Oriente alcançou o Ocidente. Existem 100 milhões de diabéticos na China, mas o problema é que dois terços não são diagnosticados “, disse Kidron. “Devido à adoção de um estilo de vida pouco saudável e ao número de pacientes não diagnosticados atualmente, existem grandes receios sobre como eles tratarão o diabetes”.
A plataforma Oramed pode pegar qualquer outra proteína injetada e administrá-la por via oral. A empresa está atualmente trabalhando em outros produtos, incluindo o análogos do GLP, que faz com que as pessoas percam peso e estimulem a produção de insulina. No mês passado, Oramed inscreveu seu primeiro paciente em um estudo clínico exploratório de sua cápsula de insulina oral no tratamento da esteatose-hepática não alcoólica (EHNA), uma forma avançada de doença hepática gordurosa não alcoólica.
“Uma vez que você descobriu como fazê-lo, você não precisa questionar como o remédio funciona. Aqui sabemos que a medicação funciona “, disse o Dr. Mark Hasleton, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Oramed.
“A insulina já demonstrou que funciona e agora mostramos que a plataforma também funciona. É um progresso do desenvolvimento de drogas muito mais arriscado. As pessoas vêm tentando há cem anos, mas ninguém foi tão longe quanto a Oramed.”
A DarioHealth Corp., com sede em Ceaesarea aproveitou o grande volumes de informações para desenvolver um novo método para o gerenciamento de dados de doenças crônicas, afim de capacitar as pessoas a personalizarem o tratamento autoadministrado do diabetes. O sistema de monitoramento de glicose no sangue de bolso da Dario é sincronizado com o aplicativo de smartphone Smart Diabetes Management da empresa, para medir, registrar e rastrear os níveis de glicose no sangue.
Além de registrar automaticamente as medições de glicose no sangue, a função de localização por GPS do aplicativo permite que as farmácias parceiras entrem em contato com os pacientes em caso de emergências de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).
“A plataforma digital de diabetes é uma revolução. Um usuário pode, pela primeira vez, estar muito mais consciente de sua condição “, disse o CFO da DarioHealth, Zvi Ben-David, ao Post.
“Isso ocorre porque fornecemos uma plataforma com a capacidade não apenas de medir com precisão as estatísticas de um indivíduo, mas também todos os dados adicionais que são relevantes para entender como o diabetes está se desenvolvendo.”
A plataforma DarioHealth também fornece um banco de dados de alimentos, informações de atividade física e oferece uma calculadora da “A1C” (hemoglobina glicada), a medida mais importante para o controle do diabetes.”
A A1C é avaliada trimestralmente por um exame de sangue, mas podemos estimar com precisão através de medidas contínuas que os indivíduos estão apresentando”, disse Ben-David.
A DarioHealth anunciou na terça-feira que sua plataforma de diabetes atingirá 4,6 milhões de clientes nas 214 farmácias do supermercado americano Giant Eagle.
“Nossa plataforma oferece às farmácias acesso a dados on-line e em tempo real para cada usuário e permite que eles entrem em contato com as pessoas quando elas precisam e forneçam assistência imediata”, disse Ben-David.
“Trata-se de mudar a forma como as pessoas com diabetes são monitoradas por completo, dando-lhes tratamento quando precisam, e não quando vão ao médico.”
Para ler no site do The Jerusalem Post, clique aqui.



One thought on “De Israel, Uma Cápsula de Insulina Oral Contra o Diabetes”
Excelente notícia para nós diabéticos cansados das diárias picadas! Gostaria de saber mais, inclusive quando estará disponível no Brasil!! Abraço