E Se Você Quiser Sair do WhatsApp?

Bom, todos sabemos que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens com o maior número de usuários em todo mundo.

Já surgiram muitos concorrentes, mas nenhum deles conseguiu sequer chegar perto do WhatsApp, que, segundo as informações mais recentes, está instalado em mais de 1 BILHÃO de celulares.

De toda forma, se você quiser mudar de mensageiro, há outras opções, como mostra matéria do TechTudo, site de Tecnologia:

Por Fernanda Lutfi, para o TechTudo

1. Messenger

Uma das plataformas mais utilizadas pelo mundo, o Messenger não oferece, por padrão, a criptografia de ponta-a-ponta. Portanto, o usuário deve buscar o recurso de conversa secreta, que só está disponível na versão do mensageiro para celular. A função permite evitar que as mensagens sejam vistas por terceiros, além da possibilidade de definir um prazo específico para que o conteúdo seja autodestruído. O TechTudo tem um tutorial que ensina a utilizar a conversa secreta do Messenger.

Assim como o WhatsApp, o Messenger é propriedade do Facebook, empresa que esteve envolvida em escândalos com vazamentos de dados. No entanto, a rede social diz garantir a segurança das mensagens trocadas nos seus apps.

2. Telegram

O Telegram diz ter a segurança dos seus usuários como principal foco. A empresa existe desde 2013 e seu método de criptografia desenvolvido internamente não é de código-aberto. As conversas comuns do aplicativo são “embaralhadas” entre o aparelho individual do emissor e o servidor do Telegram, assim como entre o servidor e o celular do receptor. Isso é feito para que os usuários tenham backups na nuvem e acesso ao seu histórico de conversas de qualquer dispositivo.

A maior parte das opções de privacidade do app está disponível somente por meio do recurso do chat secreto, em que o usuário pode utilizar a criptografia de ponta-a-ponta. É possível ativar a autodestruição de mensagens, impedir o envio de um conteúdo ou apagar retroativamente conversas inteiras do lado do emissor e do receptor. Recentemente, no entanto, a segurança do app foi colocada em dúvida após o vazamento de conversas privadas entre o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol.

3. Signal

O Signal costuma ser considerado uma das melhores opções no que diz respeito à privacidade dos seus usuários, seguindo a proposta de ser um mensageiro ultrasseguro. Com a criptografia de ponta-a-ponta, seus chats são totalmente “embaralhados” por padrão, assim como os metadados e as pessoas com quem o usuário conversa. Além disso, as mensagens podem ser enviadas anonimamente ou se autodestruir. O ponto fraco do app é a baixa preferência dos usuários pela plataforma. Veja como usar o app no tutorial do TechTudo.

4. Bleep

O Bleep também tem o objetivo de ser um dos mensageiros mais seguros disponíveis no mercado. O aplicativo utiliza a tecnologia P2P e permite o envio de mensagens de texto ou realização de chamadas de voz online. Ele também conta com a criptografia de ponta-a-ponta nas configurações de fábrica, o que permite que todos os dados trocados pelos usuários sejam armazenados apenas em seus próprios dispositivos.

 
Para ler o artigo no site da TechTudo, clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *