
Imagem: https://israelrescue.org/
Nos grandes centros a maior dificuldade para o serviço de atendimento de urgência na área da saúde reside na dificuldade de acesso das ambulâncias aos locais onde está o paciente.
E não é difícil entender porque isso ocorre: o trânsito caótico das cidades impede o rápido deslocamento dos Paramédicos e não raras vezes quando a equipe chega ao local do chamado a pessoa que necessitava de socorro já entrou em óbito.
Esses casos podem chegar a milhares por ano em todo o mundo.
Pensando em como resolver esse problema, Eli Beer, um israelense, criou o mais rápido sistema de atendimento de emergência que se conhece.
A ideia dele foi habilitar para o trabalho de primeiros socorros pessoas de todas as ocupações e profissões, dando à cada uma delas uma “ciclo-ambulância” – uma motocicleta equipada com o material necessário para atender o paciente até que a ambulância convencional chegue ao lugar.
Os voluntários, atualmente em torno de 6 mil, são treinados durante meses. E não são apenas judeus: Eli conta que seu pai teve um ataque cardíaco e o 1º socorrista a atendê-lo era muçulmano. Também há na equipe muitos cristãos.
Quando há um pedido de socorro eles são acionados através de um aplicativo que opera através de GPS e chegam ao paciente no tempo médio de 3 minutos. É como se fosse um “Uber médico“, já que o socorrista mais próximo é que se desloca.
O sistema criado por Eli é tão incrível que todos os telefonemas para o número 1221 são atendidos em menos de 3 segundos.
A organização não-governamental United Hatzalah (“Resgate Unido“) opera em todo Israel, com 1.000 dessas ciclo-ambulâncias e 37 unidades convencionais, atendendo 1.500 chamados diários.
Todo o trabalho é 100% voluntário e o custo operacional é mantido através de doações.
O vídeo abaixo mostra o belíssimo trabalho da United Hatzalah.
Se quiser conhecer mais acerca do trabalho deles, clique aqui.


One thought on “Em Israel, O Mais Rápido Atendimento de Emergência do Mundo”
Essa eu tiro o chapéu, que ideia magnífica e mais, une as pessoas num objetivo relevante.