O site World Israel News informou hoje que foi concluído um acordo através do qual a Alemanha arrendará drones de Israel.
O comitê orçamentário do Bundestag, parlamento alemão, aprovou um plano de desembolso de U$ 1,18 bilhão no prazo de 9 anos, através do qual a Israel Aerospace Industries (IAI) fornecerá mediante aluguel drones de vigilância Heron-TP. Esse é o prazo para que um equipamento europeu esteja disponível.
Segundo o acordo a IAI e o Ministério da Defesa fornecerão treinamento, logística e infraestrutura, além de gerenciar “todos os aspectos do projeto, incluindo suporte operacional e manutenção”, de acordo com o comunicado oficial.
Cerca de 100 militares alemães serão treinados no uso dos drones na Base da Força Aérea de Tel Nof em Israel, que abriga um dos esquadrões da IDF.
O site informa também que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ficou muito satisfeito com a decisão, que concluiu uma negociação que durou cinco anos, desde que o exército alemão manifestou interesse em atualizar os drones israelenses que já possuía. Atualmente os modelos mais antigos do Heron estão em operação na África e no Afeganistão, onde a Alemanha tem tropas.
Quando Netanyahu se reuniu com a chanceler Angela Merkel na semana passada, ela fez questão de elogiar o sistema israelense, afirmando que os drones empregados no Mali estão “fazendo um trabalho excepcional para as necessidades de vigilância e inteligência no Mali”.
A matéria completa do World Israel News pode ser lida aqui.

O drone Heron fabricado pela IAI
Foto de Tsahi Ben-Ami/Flash90

