Escravidão: Quando a Pena de Morte Não é Suficiente

Há poucos meses ficamos sabendo do caso de uma senhora de 46 anos que vinha sendo explorada por família em Minas Gerais.

Ela não recebia salário e vivia reclusa, sob a vigilância dos patrões, que chegaram ao cúmulo de fazer com que casasse com idoso da família para que após a morte dele pudessem receber sua pensão. Pasmem: do crime fazia parte um Professor universitário.

Hoje veio à tona mais um caso, dessa vez na cidade de Guaratiba (RJ), como mostra o portal Yahoo Notícias:

Yahoo Notícias

Polícia do Rio libera idosa mantida em cárcere privado e em condição análoga à escravidão

Redação Notícias

  • Idosa estava trancada em péssimas condições de higiene e era impedida de deixar a casa
  • Maria das Graças de Sousa Rodrigues não era vista pela família desde que deixou sua casa no Maranhão, em 1969
  • A responsável por mantê-la trancada foi autuada e responderá por redução a condição análoga à escravidão

A Polícia de Guaratiba, no Rio de Janeiro, resgatou na última terça-feira uma senhora de 75 anos que estava mantida em cárcere privado em uma casa na Praia das Brisas. A mulher foi identificada como Maria das Graças de Sousa Rodrigues.

De acordo com informações da 43ª DP, os policiais encontraram a senhora sem qualquer condição de higiene, extremamente magra, debilitada, vestindo trapos e em vivendo em meio a fezes de animais.

De acordo com informações da 43ª DP, os policiais encontraram a senhora sem qualquer condição de higiene, extremamente magra, debilitada, vestindo trapos e em vivendo em meio a fezes de animais.

Questionada, Maria das Graças informou que não possuía a chave da residência e que era impedida de deixar o local e de falar com outras pessoas. Ela identificou a responsável por trancá-la como Therezinha.

Os policiais só conseguiram informações do crime graças à denúncia de uma amiga da sobrinha da vítima. De acordo com a família de Maria das Graças, a ela deixou sua casa no Maranhão em 1969 e só agora foi encontrada.

Mulher é autuada por três crimes

A mulher identificada como Therezinha foi autuada pelos crimes de cárcere privado, redução a condição análoga à escravidão e maus-tratos a animais, uma vez que os cães que viviam com Maria das Graças estavam sem alimentação e com péssimas condições de higiene.

Os agentes investigam, agora, se Therezinha apropriava-se da pensão de aposentadoria de Maria das Graças. Questionada sobre o assunto, a idosa disse que sequer sabia que tinha direito ao benefício.

Para ler a matéria no portal, clique aqui.


Foto:  Alberto H. Fabregas – Pixabay 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *