Eu Sou Esse Tipo de Judeu

Gostei  muito de um texto que encontrei hoje, escrito em 27/6/2017 por uma judia israelense chamada Carol Warady.

Ela começa o artigo com uma citação de Abba Eban, um proeminente político israelense que  foi Ministro das Relações Exteriores, Ministro da Educação, Vice-Primeiro-Ministro e Embaixador nos Estados Unidos e nas Nações Unidas:

Uma das principais tarefas de qualquer diálogo com os não-judeus é provar que a distinção entre anti-sionismo e anti-semitismo
não é uma distinção em absoluto“.

Compartilho com os meus amigos, judeus ou não:

“Eu sou aquele judeu que se sente mais em casa em Israel. Não por causa de suas perfeições, mas apesar de suas imperfeições. Eu amo os judeus que vivem aqui, os que me frustram, me humilham, me irritam, me surpreendem, me envergonham e me inspiram.

Eu sou aquele judeu que não é islamofóbico e eu não odeio árabes em parte porque não é minha natureza e em parte porque eu moro em Israel. Eu sou aquele judeu que está aprendendo árabe no trabalho. Eu sou aquele judeu que gosta do som do muezim e também a sirene baixa que indica que o Shabat está começando.

Eu sou aquele judeu que deixei meu pai orgulhoso me mudando para Israel e vivendo um pedaço de seu sonho que os britânicos não lhe permitiram realizar, mesmo depois de escapar dos nazistas. Eu sou aquele judeu que não é religioso, mas vê a Torá como minha história familiar. Eu sou aquele judeu que conhece a nossa história. Eu sou aquele judeu que não precisa negar que há árabes que também têm uma história aqui. Eu sou aquele judeu que sabe que o nome Palestina era um nome colonial dado pelos romanos à esta terra quando a conquistaram. O nome não tem significado real neste lugar.

Eu sou aquele judeu que adora pensar em meus ancestrais que andaram por onde eu ando agora. Eu também sou aquele judeu que ama Tel Aviv. Eu sou aquele judeu que sente a dor de um completo estranho que perdeu seu ente querido em um ataque terrorista sem sentido. Eu sou aquele judeu que muitas vezes não é nacionalista e ao mesmo tempo eu sou insolitamente israelense. Meus filhos são israelenses. Meus gatos são israelenses também.

Então, quando um anti-sionista está falando sobre o sionismo, eu sou o judeu que eles odeiam.”

O artigo original pode ser lido aqui.

A Carol está no Facebook e também no Twitter.


O vídeo que ela postou no final do artigo eu já conhecia, vale a pena ver.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *