Um Judeu Religioso em Apuros
Em tempos pré-Internet, Mandelbaum, um Advogado imobiliário que trabalhava em um escritório de Nova York, recebeu a incumbência de levar um malote de documentos para alguém que residia em um rancho no interior do Texas. Ele jamais havia saído da cidade e ficou animado com a perspectiva da viagem, mesmo alertado pelos colegas de que deveria ter cuidado com possíveis reações pelo fato de usar barba e o ‘Yarmulke’ (¹) que o identificava como judeu religioso.
Ele voou para Dallas e alugou um carro. Como não sabia que ainda teria uma viagem de 15 horas, no final da tarde percebeu que precisava passar a noite em algum lugar – e ficou apavorado. Tirou o Yarmulke e se hospedou no único hotel de uma pequena cidade. Quando preencheu a ficha de hóspede, percebeu que as sobrancelhas do funcionário do hotel se ergueram ao ver seu nome no cartão de crédito, e lembrando dos avisos dos colegas de escritório, isso foi suficiente para o deixar gelado até os ossos.
Preocupado e vendo que logo anoiteceria, para se preservar Mandelbaum decidiu comer alguma coisa antes mesmo de subir para o quarto, então saiu pela porta e atravessou a rua para entrar em um café local.
Mal teve tempo de pedir dois ovos e uma xícara de café quando a porta se abriu e um homem alto com chapéu de cowboy, fivela de cinto e botas grandes entrou:
– “Ouvi dizer” – disse ele, – “que um judeu acabou de chegar na cidade”.
O pesadelo de Mandelbaum se tornou realidade.
Maldizendo o momento em que aceitou a tarefa, baixou a cabeça e olhou para o café, quando ouviu novamente o enorme texano falar:
– “Eu disse que ouvi que um judeu acabou de chegar à cidade. Alguém sabe onde está o judeu?”
Mandelbaum começou a fazer orações silenciosas.
– “Mostre-se, judeu” – disse o homem.
Ele não aguentou mais e preparando-se para o pior, falou enquanto se levantava, sabendo que mesmo não sendo baixinho não seria capaz de fazer frente ao oponente:
– “Aqui estou”.
E o cowboy, estampando um largo sorriso, abriu os braços e lhe disse:
– “Coma rápido e venha comigo. Precisamos de você para o Minyan (²)“.
(¹) ‘Yarmulke’ é a palavra em iídiche para “solidéu”, o pequeno gorro que os judeus usam como sinal de respeito e reverência ao rezar e ao entrar em lugares específicos, como a Sinagoga e o Cemitério. Os religiosos o usam permanentemente. Em hebraico é chamado de ‘Kipá’.
(²) ‘Minyan’ é a palavra em hebraico que designa o quórum de dez judeus adultos necessários para algumas obrigações religiosas, uma das quais é a oração no por do sol.
Gosta do Humor Judaico?
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo. NÃO COPIE E COLE. Com isso você valorizará meu trabalho de pesquisa, tradução e adaptação do melhor do Humor Judaico.
Foto: K. Mitch Hodge – Unsplash
3 thoughts on “Fechando o Domingo Com o Bom Humor Judaico (10)”
Gostei. Foi uma boa surpresa
Mas sei que tem outras histórias melhores ainda. Pode mandar para mim. Obrigada
Sempre ótimas postagens. Muito obrigada.
Sempre ótimas postagens. Muito obrigada. Parece que eu á disse isso, mas
confirmo. bons MESMO.