Fechando o Domingo Com o Bom Humor Judaico (10)

Um Judeu Religioso em Apuros

Em tempos pré-Internet, Mandelbaum, um Advogado imobiliário que trabalhava em um escritório de Nova York, recebeu a incumbência de levar um malote de documentos para alguém que residia em um rancho no interior do Texas. Ele jamais havia saído da cidade e ficou animado com a perspectiva da viagem, mesmo alertado pelos colegas de que deveria ter cuidado com possíveis reações pelo fato de usar barba e o ‘Yarmulke’ (¹) que o identificava como judeu religioso.

Ele voou para Dallas e alugou um carro. Como não sabia que ainda teria uma viagem de 15 horas, no final da tarde percebeu que precisava passar a noite em algum lugar – e ficou apavorado. Tirou o Yarmulke e se hospedou no único hotel de uma pequena cidade. Quando preencheu a ficha de hóspede, percebeu que as sobrancelhas do funcionário do hotel se ergueram ao ver seu nome no cartão de crédito, e lembrando dos avisos dos colegas de escritório, isso foi suficiente para o deixar gelado até os ossos.

Preocupado e vendo que logo anoiteceria, para se preservar Mandelbaum decidiu comer alguma coisa antes mesmo de subir para o quarto, então saiu pela porta e atravessou a rua para entrar em um café local.

Mal teve tempo de pedir dois ovos e uma xícara de café quando a porta se abriu e um homem alto com chapéu de cowboy, fivela de cinto e botas grandes entrou:
– “Ouvi dizer” – disse ele, – “que um judeu acabou de chegar na cidade”.

O pesadelo de Mandelbaum se tornou realidade.

Maldizendo o momento em que aceitou a tarefa, baixou a cabeça e olhou para o café, quando ouviu novamente o enorme texano falar:
– “Eu disse que ouvi que um judeu acabou de chegar à cidade. Alguém sabe onde está o judeu?”

Mandelbaum começou a fazer orações silenciosas.

– “Mostre-se, judeu” – disse o homem.

Ele não aguentou mais e preparando-se para o pior, falou enquanto se levantava, sabendo que mesmo não sendo baixinho não seria capaz de fazer frente ao oponente:
– “Aqui estou”.

E o cowboy, estampando um largo sorriso, abriu os braços e lhe disse:
– “Coma rápido e venha comigo. Precisamos de você para o Minyan (²)“.

(¹) ‘Yarmulke’ é a palavra em iídiche para “solidéu”, o pequeno gorro que os judeus usam como sinal de respeito e reverência ao rezar e ao entrar em lugares específicos, como a Sinagoga e o Cemitério. Os religiosos o usam permanentemente. Em hebraico é chamado de ‘Kipá’.
(²) ‘Minyan’ é a palavra em hebraico que designa o quórum de dez judeus adultos necessários para algumas obrigações religiosas, uma das quais é a oração no por do sol.

Gosta do Humor Judaico?
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo. NÃO COPIE E COLE. Com isso você valorizará meu trabalho de pesquisa, tradução e adaptação do melhor do Humor Judaico.   


Foto: K. Mitch Hodge – Unsplash

3 thoughts on “Fechando o Domingo Com o Bom Humor Judaico (10)

  • Marília Agranonik

    Gostei. Foi uma boa surpresa
    Mas sei que tem outras histórias melhores ainda. Pode mandar para mim. Obrigada

    Responder
  • Mirian

    Sempre ótimas postagens. Muito obrigada.

    Responder
  • Mirian

    Sempre ótimas postagens. Muito obrigada. Parece que eu á disse isso, mas
    confirmo. bons MESMO.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *