Quem não assistiu a cena “ao vivo e à cores” pode ler o que aconteceu ontem em um dos jornais da Globo, quando Galvão Bueno manifestou-se acerca da taça da Copa do Mundo que estava sendo mostrada pela jornalista Sandra Annenberg.
Matéria publicada pelo site Donna:
Mansplaining: Galvão Bueno provoca polêmica nas redes sociais após atitude machista em conversa ao vivo com Sandra Annenberg
Postado por Redação DonnaSandra estava falando sobre o fato de não poder tocar o objeto, e Galvão Bueno a interrompe para explicar justamente o tópico sobre o qual a jornalista estava falando. Mansplaining é um termo em inglês que designa situações em que um homem explica algo a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender ou não soubesse nada sobre o que está falando. Nessas situações, o homem dá a entender que sabe mais sobre um assunto do que a mulher.
No momento em que Sandra está dizendo por que não poderia tocar na taça, Galvão a interrompe e diz:
– Sandra, você já foi campeã do mundo jogando futebol?
– Infelizmente, não.
– Você é presidente da Fifa?
– Também não.
– Você só pode tocar na taça se colocar luvas, hein? É do protocolo.
– Eu sei disso tudo, Galvão.
Assim que o episódio acaba, Sandra ri da situação, e, logo em seguida, nas redes sociais, aparecem comentários sobre a atitude de Galvão.
“Galvão sendo desnecessário com a Sandra como se ela não soubesse das coisas”, escreveu uma usuária do Twitter. “Combo manterrupting + mansplaining ao vivaço: Galvão Bueno não só interrompeu a fala da Sandra Annenberg agora, como o fez para explicar aquilo que ela já sabia e estava justamente falando”, apontou mais um usuário.
“Homem sempre parte do pressuposto que mulher não entende nada de futebol né? O Galvão falando para Sandra que ela não podia tocar na taça porque ela não é presidente da fifa e nem ganhou jogos pelo Brasil. É evidente que ela sabia disso porque ELA FALOU NO COMEÇO Q NÃO PODIA TOCAR”, comentou outro usuário.
Para ler a matéria no site clique aqui.


