Foto: Folha de Londrina
O Professor paranaense Rubens Ferronato é um dos finalistas do “Global Teacher Prize” que será divulgado dia 18 de março.
Se vencer o chamado “Oscar dos Professores” ele poderá ganhar um prêmio de U$ 1 milhão através de uma bolsa que será paga em 10 parcelas anuais de U$ 100 mil, com o compromisso de reverter parte desse valor em projetos educacionais na Escola Estadual Dom Pedro II, em Curitiba, onde atua como voluntário.
Rubens criou um revolucionário método de ensino da matemática, quando tinha um estudante cego em sua classe e descobriu que os métodos de ensino tradicionais não funcionavam.
A partir daí ele desenvolveu um sistema que desde 2000 vem mudando o ensino de matemática em todo o Brasil chamado Multiplano.
O método é aprovado, autorizado e recomendado pelo Ministério da Educação e está sendo aplicado em mais de 200 escolas com mais de 1200 professores qualificados. A pesquisa sobre a eficácia do Multiplano mostrou que os estudantes cegos que o usaram foram extremamente beneficiados na sequencia de seus estudos.
Caso vença, Rubens pretende traduzir o Multiplano para as dez línguas mais faladas no mundo e visitar os países que são polos de região, para atingir o maior número possível de pessoas de baixa visão.

