Começa com uma pressão desconfortável no centro do teu peito. Uma dor aguda se estende pelos teus braços, pescoço e mandíbula. Tua respiração começa a ficar difícil e você sente um desejo crescente de vomitar.
O que você faz em seguida?
Quase metade dos americanos não faz nada. Um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA informa que cerca de 47% das mortes por ataques cardíacos ocorrem longe do hospital. Isso demonstra, segundo o relatório, que muitas pessoas com doença cardíaca não agem após sinais de alerta precoce.
Não só os sintomas de um ataque cardíaco são assustadores por si mesmos, mas a confirmação dele em um hospital nos Estados Unidos pode custar dezenas de milhares de dólares. O mais importante: quanto mais tarde um ataque cardíaco for detectado, maior o dano ao coração da vítima.
Mas um dispositivo desenvolvido em Israel poderá mudar radicalmente a forma como são detectados ataques cardíacos, tornando o processo mais simples, rápido e barato.
Ele foi criado por Emil Katz, fundador e CEO da Novamed, de Jerusalém, que ficou alarmado com o número de amigos que morreram repentinamente de ataques cardíacos.
Katz diz que alguns deles tiveram sintomas que duraram até três dias, mas eles os negligenciaram achando que não eram suficientemente fortes. Lendo as estatísticas das mortes que ocorrem em todo o mundo por ataques cardíacos antes de obter assistência médica, ele ficou chocado.
A solução de Katz foi um dispositivo chamado SensAheart, com o tamanho de um pendrive, tão fácil e rápido de usar como um teste de açúcar ou de gravidez – apenas 5 minutos. Detalhe: o SensAheart é mais preciso do que o teste atual disponível.
O SensAheart está disponível na Europa e em Israel. Katz diz que está trabalhando para liberá-lo nos EUA.
Para ler mais sobre o SensAheart clique aqui.


