Jaime Lerner e o Olho D’água

Em todos os mandatos como Prefeito de Curitiba o Jaime contou com a colaboração do Engenheiro Dr. Dario Lopes dos Santos, servidor de carreira.  

Esse grande homem, que já nos deixou e prestou serviços extraordinários à Cidade e ao Estado, empresta seu nome à uma importante avenida de Curitiba.

O Dr. Dario era um ser fabuloso e infelizmente só pude conviver com ele na 3ª e última gestão, quando me juntei à equipe. Seu bom humor, paciência e gentileza no trato dos companheiros de trabalho e no atendimento das pessoas que o procuravam era notável.

Lá pelos idos de 1972, no 1º mandato do Jaime, o Dr. Dario, então Diretor do Departamento Rodoviário Municipal, foi despachar com ele levando um “abaixo-assinado” muito curioso: moradores pediam que fosse suspensa obra de pavimentação de rua no bairro onde moravam.

O pedido era totalmente inusitado, porque os “abaixo-assinados” costumavam ser feitos pelas razões opostas: os cidadãos pediam o asfaltamento para livrarem-se da lama e do pó.

O Jaime estranhou e o Dr. Dario explicou a razão do pedido:
– na rua havia uma nascente onde as pessoas pegavam uma água puríssima que levavam para casa, e como a obra exigiria um corte profundo do terreno para a implantação da base do asfalto, era quase certo que o veio d’água seria interrompido. 

O Prefeito ainda novato mostrou na hora qual seria seu estilo de administrar: virou a página inicial, onde os despachos eram escritos à mão, e tascou:
“ao DRM/Dr. Dario, para não fazer nada, com urgência.”

A obra foi cancelada e os moradores continuaram bebendo água pura, como exemplo do primado do trabalho do Jaime: o Homem como prioridade.

p.s.: estava redigindo o texto acima quando precisei consultar um velho amigo, o Engº Mário Marcio Archegas Ferreira, servidor aposentado da Prefeitura com o qual tive a honra de trabalhar.
Esclareci um detalhe com ele e ainda ganhei uma saborosa história tendo como personagem o querido e sempre bem humorado Dr. Dario.
Conta o Mário Marcio, Engenheiro-Chefe do 5º DRM à época do ocorrido, com suas próprias palavras:

– “Dr. Dario era terrível. Me ligou no DRM:
– Mario, me ligaram falando que tem muitos buracos na cerca na rua Nicola Pelanda.
– Como é? Eu surpreso.
– É fato, estão na cerca esperando você tapar os buracos da rua, daí abre vaga, eles saem da cerca e vão prá rua.
Não vou contar o que pensei na hora.”


Foto: Yaroslav B – FreeImages

 

 

 

 

 

6 thoughts on “Jaime Lerner e o Olho D’água

  • Alcir

    Olha só !!!
    A velha guarda se encontrando.
    Muito bom

    Responder
    • Gerson Guelmann

      O Céu deve estar em festa…

      Responder
  • Jayminho

    Gerson: na 3ª adm do Jaime tive o privilégio de trabalhar com figuras fantásticas como Dr. Dario Lopes dos Santos, Nireu Teixeira, Nicolau Klüpell, Lubomir Ficinski, a chamada velha guarda. Foi uma experiência que nenhuma escola poderá ensinar.

    Responder
    • Ruth

      Conheci o Dr Dário , na gestão do prefeito Saul Raiz . Dois homens que só pensaram em fazer o Bem Bom para nossa querida Curitiba Descansem em PAZ amigos

      Responder
      • Gerson Guelmann

        Sim, Ruth, você lembrou muito bem. Antes de o Jaime assumir a 1a vez, o Dr. Dario já havia trabalhado com o Ney Braga também.

        Responder
    • Gerson Guelmann

      Jayminho, posso dizer o mesmo de mim. Uma escola de amor à Cidade e de fazer bem feito, sempre com camaradagem e respeito aos companheiros.

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *