Estava eu aqui pensando nos fugitivos de Mossoró, aqueles dois que escaparam de uma Penitenciária de Segurança Máxima há mais de uma semana e que estão dando um verdadeiro “baile” nas equipes de busca.
Antes de dar um palpite ao Presidente, lembro:
1. Os prisioneiros estavam lá desde setembro do ano passado, transferidos de um presídio do Acre por terem participado de rebelião que terminou com a a morte de cinco detentos, sendo três deles decapitados. Detalhe: a rebelião teve origem em briga de facções criminosas;
2. Os fugitivos são Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento e um deles pertence ao Comando Vermelho. Somados respondem a mais de 30 processos de homicídio, roubo, tráfico de drogas, etc;
3. Apesar do histórico, foram colocados em celas contíguas, e mesmo sem permissão para sairem delas há 5 meses, é fácil concluir que a comunicação através de carcereiros foi extremamente facilitada, sem falar, é claro, na ajuda que tiveram. As ações foram simultâneas e – vejam só!… Escalaram uma luminária, subiram no teto, cortaram a cerca e pularam, usando ferramentas de obra furtadas de uma casa rural próxima ao presídio.
Então, a sugestão que tenho a dar à S. Excia. é:
– traga os caras da Polícia Estadual da Pensilvânia que que prenderam o Danilo Cavalcante!
Lembrando, o brasileiro de 31 anos foi condenado à prisão perpétua por esfaquear e matar a ex-namorada em 2021 e fugiu da prisão durante um trabalho externo em 31/08/2023. Depois de uma intensa operação de buscas com a participação de diversas agências policiais, ele foi recapturado após 14 dias foragido.
Interessante: ele foi achado em uma área rural a cerca de 40 km da penitenciária e a polícia não precisou usar armas para capturá-lo.
Crédito: Polícia do Estado da Pensilvânia