Médicos Formados na Faculdade da Internet Serão Controlados

Desde o ano passado nos acostumamos a ver nas redes sociais postagens dos “curandeiros modernos“, também conhecidos como “médicos formados pela Internet“.

São pessoas que mesmo sem jamais terem passado perto de uma Faculdade de Medicina, dedicam-se a recomendar remédios e tratamentos para os infectados pelo Coronavírus.

Mas agora parece que pelo menos eles terão  um certo controle, como mostra matéria publicada há poucos dias:

Facebook e Instagram vão alertar para postagens de tratamento contra a Covid-19 sem comprovação científica

O Facebook anunciou nesta terça-feira (13) que irá colocar selos de alerta sobre tratamentos contra a Covid-19 que não apresentam comprovação científica. A medida vale para todas as redes sociais controlada pela gigante americana.

Os rótulos serão lançados nas próximas semanas em postagens feitas no Facebook e no Instagram com informações sobre tratamentos para a doença de forma alternativa à vacinação.

Nos posts, aparecerá a seguinte mensagem: “Alguns tratamentos COVID-19 não aprovados podem causar danos graves”, e terá como fonte dados da Organização Mundial da Saúde.

A mensagem estará disponível em inglês, espanhol, português, francês, indonésio e árabe. Haverá ainda um link que direcionará o usuário para a Central de Informações sobre a Covid-19 do Facebook.

Em nota, a empresa afirma que já removeu mais de 16 milhões de conteúdos de suas plataformas que continham “desinformação que poderiam levar a danos físicos iminentes”.

Se de alguma forma isso contribuir para diminuir as fake news, já será um grande avanço.

A matéria original está aqui.


Foto: Yingpis Kalayom – Unsplash

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *