Não Dá Para Esquecer o Dia Da Lembrança do Holocausto

       Auschwitz (maio/2015)Treblinka (maio/2015

O dia 27 de janeiro marca o aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau e, pela resolução 60/7 da ONU, é também o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

Poucos assuntos me afetam mais que os relacionados ao Holocausto. Assim mesmo, absorto na tarefa de preparar material para o Blog, esqueci da data e cheguei a fazer postagens incompatíveis com o sentimento que tomou conta do meu coração quando acessei a Internet.

Já deletei os artigos inapropriados. Não dá para fazer graça ou rir no dia em que meu espírito é tomado pela tristeza avassaladora da lembrança dos 6 milhões de judeus assassinados nos diversos campos, fuzilados pelas unidades móveis dos nazistas e mortos nos guetos e por escassez.

Torço por um mundo igualitário e justo, onde todas as raças e credos convivam em paz.

A chanceler alemã Angela Merkel disse hoje que “é incompreensível e uma desgraça que nenhuma instituição judaica possa existir sem contar com a segurança da polícia, seja uma escola, jardim de infância ou sinagoga”.

Há pouco menos de três anos minha mulher e eu estivemos em 4 campos de extermínio: Auschwitz, Birkenau, Majdanek e Treblinka. Quero ainda visitar todos os demais para honrar as vítimas das bestas nazistas, responsáveis pela mais sombria página da história da humanidade.

À ninguém é dado o direito de negar.

À ninguém é dado o direito de esquecer.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *