Foto: Maria Clara Moraes – FreeImages
Quando aparecer a primeira estrela, hoje, os mais de 120 mil judeus brasileiros começarão as comemorações das duas datas mais importantes do calendário judaico: Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, e Yom Kipur, o Dia do Perdão.
Nos 10 dias entre a celebração do início do ano 5.782 e o Yom Kipur, seremos convidados a refletir sobre nossas relações com os demais seres humanos, avaliando nossos erros e nos redimindo dos pecados diante de D-us.
Nesses 10 dias, chamados de “Dias Terríveis”, D-us nos julgará e decidirá se seremos inscritos no Livro da Vida por mais um ano.
Este será o 2º ano em que as famílias judaicas estarão isoladas nos festejos. As comemorações que se iniciam com as cerimônias religiosas nas Sinagogas e depois continuam nos lares, estão reduzidas desde o início da pandemia.
Hoje, na primeira refeição do ano novo, os judeus comerão maçã mergulhada no mel. Esse hábito simboliza a esperança de que D-us nos conceda um ano doce e feliz.
A empresa israelense Market Master produziu um vídeo que sintetiza o que todos nós, judeus e não judeus, desejamos nesse novo ano.
Esses são os meus votos aos Amigos que me honram com a leitura do Blog:
– Shaná Tová Umetuká – Um Ano Bom e Doce para todos!
5 thoughts on “O Que Desejar Nesse Ano Novo Judaico?”
Obrigado. Sim, um ano bom e doce para todos.
Que Assim Seja… fraterno abraço.
Que Assim Seja ! ! !
Conheci este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!
Parabéns!
Que costume lindo! SHANÁ, THOVÁ, UMETUKÁ!