O Vendedor de Ovos e a Caridade Embrulhada


Foto do site https://steemkr.com

Voltou a circular uma história bem apropriada aos tempos atuais.

O registro mais antigo que encontrei é de um site que mencionarei abaixo.

A publicação original é em inglês e é a história de um idoso que estava na calçada vendendo ovos:

“Uma moça parou para comprar ovos do ancião.

Ela perguntou:
– “Quanto você está vendendo os ovos?”

O velho vendedor respondeu:
– Rs.5 um ovo, senhora”.

Ela disse:
– “Vou levar 6 ovos por Rs.25 ou vou embora”.

O velho vendedor respondeu:
– “A senhora pode levá-los ao preço que deseja. Pode ser um bom começo porque não consegui vender nem um único ovo hoje”.

Ela pegou os ovos e se afastou sentindo que havia feito um bom negócio.

Ela entrou em seu carro elegante e foi a um restaurante luxuoso com sua amiga. Lá elas pediram o que quiseram, comeram um pouco e deixaram muito do que pediram.

Então ela foi pagar a conta, que deu Rs.1,400. Ela deu Rs. 1,500 e disse ao proprietário do restaurante para ficar com o troco.

Este incidente pode ter parecido bastante normal ao proprietário, mas muito doloroso para o pobre vendedor de ovos.

A pergunta é: 
– Porque sempre mostramos que temos o poder quando compramos dos necessitados? E porque ficamos generosos com aqueles que nem precisam de nossa generosidade?

Uma vez eu li em algum lugar:
– “Meu pai costumava comprar bens simples de pessoas pobres a preços elevados, mesmo que ele não precisasse deles. Às vezes, ele costumava pagar mais por eles”.

Fiquei preocupado com este ato e perguntei-lhe:
– “Porque você faz isso?” 

Então meu pai respondeu:
– “É uma caridade embrulhada com dignidade, meu filho.”

A publicação em inglês pode ser acessada aqui.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *