Prepare-se para Novos Golpes no WhatsApp

Não há como desconhecer que os golpes evoluem na mesma medida em que a tecnologia avança.

Não dá para esquecer que muitas vezes o golpista se aproveita da soma da ingenuidade com o desejo de lucro fácil, mas também é verdade que agora existem artifícios muito mais sofisticados.  

Eu lembro, p.ex., dos golpes “do bilhete premiado”, “do paco”, além de outros que ainda acontecem, ainda que em menor escala. Eram golpes “presenciais”, em tempos sem internet.

Agora o noticiário nos traz o tempo todo informações sobre pessoas enganadas por telefone, em sites, etc.

Na quase totalidade dos casos os golpes são praticados via internet, pelo computador e especialmente pelo celular. 

Nesses casos o campeão, é claro, é o WhatsApp.

Para 2021 a previsão é de que os golpes praticados com uso da tecnologia irão crescer, com destaque para o aplicativo mais utilizado no mundo.

Acabo de ler um artigo detalhado no site Olhar Digital, do qual transcrevo apenas a parte relacionada ao WhatsApp:

Golpes no WhatsApp estão entre as principais ameaças digitais de 2021

3 de dezembro de 2020

Operações coordenadas para roubar dados confidenciais e golpes financeiros envolvendo WhatsApp, são alguns dos tipos de ciberataques previstos para assolar os computadores latino-americanos, em 2021. A análise foi feita pela empresa de cibersegurança Kaspersky, que listou uma série de ameaças digitais que devem surgir com a virada do ano. 

De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe latino-americana de pesquisa e análise da companhia, os hackers presentes em nosso continente devem copiar o modus operandi de cibercriminosos presentes no Leste Europeu. Esses ciberataques serão ainda mais complexos, com maior potencial de lucro, visando empresas e instituições públicas. Confira todas as ameaças digitais:

Roubo de contas do WhatsApp

Aumento no roubo (account-takeover) do WhatsApp. Esse golpe não precisará de um software arrojado para ser realizado. De acordo com a Kaspersky, a técnica dos criminosos é usar de engenharia social, pedindo os dígitos de autenticação (OTP) recebidos por SMS e solicitando dinheiro aos contatos das vítimas. O golpe deve continuar, principalmente, com a chegada do WhatsApp Pay, que permite pagamentos direto na plataforma.

Caso queira ler todo o artigo, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *