Nem sempre ter alguém escutando tuas chamadas telefônicas é uma coisa ruim; em alguns casos isso pode até salvar tua vida.
Em Israel a Healthymize, uma startup sediada em Haifa, desenvolveu um aplicativo para monitorar padrões de voz em pacientes afetados por DPOC, sigla em inglês para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
A história do surgimento da empresa é um exemplo do tipo de sinergia que Israel é capaz de criar. Os fundadores da Healthymize, Dr. Shady Hassan e Daniel Aronovich, são ex-alunos do Technion – Israel Institute of Technology.
Hassan nasceu e foi criado na aldeia Druza de Julis e era um médico assistente no Hospital Carmel. A família de Aronovich emigrou da URSS para Israel em 1990 e ele era um estudante de doutorado em engenharia elétrica que havia trabalhado na Microsoft e numa equipe de desenvolvimento de algoritmos em uma unidade das IDF.
Hassan percebeu que para certas doenças que afetam a voz, como a COPD, os sintomas e os padrões de voz estavam conectados, com as vozes dos pacientes melhorando quando recebiam tratamento. A ideia central da Healthymize veio disso.
A Healthymize monitora chamadas recebidas dos pacientes, permitindo alertar as famílias e a equipe médica. O sistema é 100% automatizado e baseado em inteligência artificial.
Se algo está errado a Healthymize é a primeira a saber, e isso pode ser crucial, porque os pacientes com DPOC normalmente demoram para procurar os médicos quando seus sintomas começam, e um simples atraso de 24 horas pode dobrar o risco de hospitalização.
Leia mais sobre a Healthymize aqui.