
O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou hoje um vídeo oferecendo apoio à população iraniana em razão da seca que assola o país.
Em razão da impossibilidade de os técnicos entrarem no Irã, Israel está disponibilizando um site em farsi, a língua persa, para que os agricultores tenham acesso à tecnologia de reaproveitamento da água e irrigação das culturas.
Este é o texto do discurso da oferta feita por Benjamin Netanyahu:
“Hoje, eu vou fazer uma oferta sem precedentes ao Irã. Tem a ver com água.
“O povo iraniano é vítima de um regime cruel e tirânico que lhes nega água vital. Israel apoia o povo do Irã.
“E é por isso que quero ajudar a salvar inúmeras vidas iranianas. Vejam como:
– “A organização meteorológica do Irã diz que quase 96% do Irã sofre de algum nível de seca. “Issa Kalantari, um ex-ministro da Agricultura iraniano, disse que 50 milhões de iranianos podem ter que deixar suas casas devido a danos ambientais. Cinquenta milhões.
“Milhões de crianças iranianas estão sofrendo devido à má administração, à incompetência e ao roubo de recursos vitais pelo regime iraniano.
“Israel também tem desafios com a água. Desenvolvemos tecnologias de ponta para resolvê-las. “Israel recicla quase 90% de suas águas residuais. Isso é muito mais do que qualquer outro país da Terra. Nós inventamos a irrigação por gotejamento. Nossa tecnologia visa cada planta com exatamente os nutrientes de que precisam.
“Israel tem o conhecimento para evitar a catástrofe ambiental no Irã. Eu quero compartilhar essa informação com o povo do Irã.
“Infelizmente, o Irã proíbe os israelenses de visitar o país, então teremos que ser criativos.
“Vamos abrir um site em farsi com planos detalhados sobre como os iranianos podem reciclar suas águas residuais.
“Vamos mostrar como os agricultores iranianos podem salvar suas colheitas e alimentar suas famílias.
“O regime iraniano grita “Morte a Israel!”
Em resposta, Israel grita “Vida para o povo iraniano!”
“O povo do Irã é bom e decente. Eles não deveriam ter que enfrentar um regime tão cruel sozinho. Nós estamos com vocês. Ajudaremos para que milhões de iranianos não sofram.
“O ódio do regime do Irã não vai impedir o respeito e a amizade entre nossos dois povos”.

