Numa pequena cidade na velha Ucrânia, um judeu conhecido pela fortuna e por não ser muito correto em seus negócios perdeu a carteira com dinheiro. Tão logo se deu conta da perda, pediu ao Rabino para anunciar na Sinagoga que recompensaria com 50 rublos a quem a encontrasse.
A notícia causou uma certa agitação, porque o valor era muito alto, especialmente para uma população que vivia modestamente.
O Rabino fez o anúncio e aproveitou a ocasião para lembrar que mesmo que não tivesse sido oferecida recompensa, a ética judaica determinava que o dinheiro deveria ser devolvido ao legítimo dono.
Na saída da Sinagoga, Jacob, uma dessas pessoas mais modestas, encontrou a carteira e imediatamente foi até a casa do patrício rico para fazer a devolução.
O homem pegou a carteira, contou o dinheiro e disse:
– “Vejo que você já pegou a recompensa”.
O judeu pobre respondeu:
– “Não entendo o que você está falando”.
– “Esta carteira tinha 750 rublos quando a perdi, e agora só tem 700” – disse o ricaço.
Nesse ponto estabeleceu-se uma discussão e ambos decidiram consultar o Rabino. Voltaram à Sinagoga e cada qual apresentou seu caso.
O pobre falou primeiro e disse que sequer havia aberto a carteira. Em seguida o homem rico contou sua versão e concluiu dizendo:
– “Rabi, assim como você, sou um homem honrado e confio plenamente em você”.
– “É claro” – falou o Rabino.
Ao ouvir isso o rico sorriu, e o homem pobre sentiu-se humilhado por ter tido a honestidade questionada.
Nesse momento o Rabino tirou a carteira das mãos do homem rico e deu-a ao homem que a encontrou.
– “O que você está fazendo?” – gritou o rico, surpreso e demonstrando raiva.
O Rabino respondeu serenamente:
– “Você diz que é honrado e que a carteira perdida tinha 750 rublos. Acredito em você, mas se o homem que a encontrou fosse mentiroso e ladrão, não a teria devolvido. Então está claro que esta carteira pertence a outra pessoa. Se o proprietário aparecer, ele receberá o dinheiro. Caso contrário, ficará com o homem que a encontrou”.
– “E o meu dinheiro?” perguntou o homem rico.
– “Bem, vamos ter que esperar até alguém encontrar uma carteira com 750 rublos!”
Gosta do Humor Judaico?
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo. NÃO COPIE E COLE. Com isso você respeitará e valorizará meu trabalho de pesquisa, tradução e adaptação do melhor do Humor Judaico.
2 thoughts on “Jacob Apfelbaum, a Carteira Perdida e a Lição do Rabino”
Que mensagem de sabedoria para destronar a maldade.
Bpm