Lula X Trump: “Il Diavolo Fa Le Pentole Ma Non I Coperchi”

l Diavolo Fa Le Pentole Ma Non I Coperchi
(O Diabo Faz a Panela Mas Não Faz a Tampa)

O significado do ditado é evidente: o mal — ou, num sentido mais amplo, as más ações e decisões —, uma vez feito, não pode ser completamente escondido. O diabo representa quem age de forma imprudente ou mal-intencionada; a panela e a tampa simbolizam, respectivamente, a ação e a tentativa de ocultar as consequências.

De origem italiana, a frase também expõe a falta de responsabilidade: alguém pode iniciar uma confusão, mas muitas vezes não consegue lidar com o que vem depois. Ou seja, faz a panela, mas… não sabe como tampá-la.

Pois bem: nos últimos dias, essa imagem caiu como uma luva para a “guerra do tarifaço” entre Brasil e Estados Unidos.

De um lado, Donald Trump, sempre disposto a usar tarifas — e tudo o mais que lhe vier à veneta — como arma política e econômica. De outro, Lula, que reagiu de forma atabalhoada, tentando agradar plateias internas com declarações nacionalistas, mas evitando um gesto diplomático simples: pegar o telefone e falar diretamente com o presidente norte-americano antes que o caldo entornasse (para continuar no campo da culinária).

O próprio Lula admitiu que não ligou para Trump por temer “ser humilhado”. Ora, em relações internacionais, evitar o contato direto por medo de perder a queda de braço é como deixar a panela no fogo e sair de casa — o estrago é certo.

Em vez de conduzir pessoalmente as negociações, Lula delegou a missão ao vice — e atual ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — Geraldo Alckmin, aquele mesmo que no passado afirmou que “Lula queria voltar ao local do crime”. Ao lado dele, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, foi escalado para compor a linha de frente.

A atribuição poderia soar como estratégia, mas para muitos foi o reconhecimento tácito de que o presidente prefere evitar o confronto — especialmente com Trump — para não correr o risco de ser humilhado. Enquanto isso, com os mercados norte-americanos se fechando, setores exportadores brasileiros já enfrentam a perspectiva de estoques altos, custos de logística em elevação e, não menos preocupante, ameaça de desemprego.

Trump, que joga duro, já percebeu que a falta de iniciativa de Brasília é terreno fértil para impor sua narrativa e seus interesses. O diabo fez a panela, ela foi colocada no fogo e o caldo começou a ferver. Mas, até agora, Brasília não encontrou a tampa — e, pelo jeito, nem sabe por onde começar a procurar.


Imagem criada por I.A.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *