Em 2018 publiquei em meu Blog a relação dos passaportes considerados mais “poderosos” do mundo de acordo com o site Passport Index. Depois não voltei a consultar o ranking, mas como os dados têm relação com a geopolítica e já se passaram quase 4 anos e meio, julguei interessante atualizá-los.
O critério para classificação começa com o número de países que o portador do passaporte pode visitar sem necessidade de visto, seguido por aqueles em que a autorização para entrar é dada na chegada, e por último os que exigem visto prévio.
O Brasil está em 12° lugar, empatado com a Argentina; em 2018 estávamos em 14° junto com Bulgária, Romênia e Emirados Árabes Unidos. Nossa posição melhorou um pouco, é verdade, mas surpreendente mesmo é a evolução dos Emirados, cujo passaporte agora ocupa o 1° posto, permitindo que seus cidadãos desembarquem livremente em 123 países, enquanto em outros 58 poderão receber autorização na chegada. Somente para visitar 17 nações precisam conseguir visto antes de embarcar.
Para o passaporte brasileiro os números são:
– em 110 somos admitidos livremente; em 51 receberemos autorização ao chegar, e para 37 teremos que pedir visto antes de sair de casa.
Não podemos nos queixar: os afegãos, coitados, só entram sem nenhum empecilho em 5; em 34 podem obter o visto na chegada e para 159 terão que solicitar visto antecipado.
Do 1° ao 10° lugares os países são estes:
1° – Emirados Árabes Unidos
2° – Suécia – Alemanha – Finlândia – Luxemburgo – Espanha – França – Itália – Países Baixos – Áustria – Suiça – Coreia do Sul
3° – Dinamarca – Bélgica – Portugal – Noruega – Polônia – Reino Unido – Irlanda – Nova Zelândia – Estados Unidos
4° – República Tcheca – Grécia – Lituânia – Hungria – Japão – Canadá – Austrália
5° – Singapura – Malta – Eslováquia
6° – Estônia – Letônia – Eslovênia
7° – Islândia – Liechtenstein
8° – Chipre – Croácia – Romênia – Bulgária
9° – Malásia
10° – Mônaco
Para acessar a lista completa, clique aqui.
Se você gostou da publicação, compartilhe o link clicando nos ícones abaixo.
NÃO COPIE E COLE. Com isso você respeitará e valorizará meu trabalho.