Notícia maravilhosa: duas Curitibanas, Lara Prado e Eduarda Rossi, de 13 e 14 anos respectivamente, alunas do 9° ano do ensino fundamental do Colégio Positivo, criaram um aplicativo para celular para ajudar mulheres em casos de assédio sexual.
As meninas batizaram o aplicativo com os nomes de “SOS People” e “Ser Omisso não Salva as Pessoas” e é fruto de um projeto escolar.
Com a ajuda de um botão colocado dentro do bolso ou na alça do sutiã, o app faz o celular emitir um alerta sonoro e ao mesmo tempo avisa as pessoas cadastradas sobre a localização da vítima, em tempo real.
Detalhe importante: se o botão for pressionado duas vezes, o aplicativo envia uma mensagem silenciosa, mesmo sem conexão com a internet.
Outras pessoas que presenciem o assédio seja dentro de ônibus ou em qualquer outro lugar, também podem acionar a sirene do aplicativo.
Parabéns à Lara e à Eduarda. Elas não só fizeram muito bem o dever do colégio como foram muito além, ao contribuir de forma prática para reprimir a prática dos abusos.