Alheira de Mirandela, a Comida Que Salvou Judeus

Muitos brasileiros conhecem e já comeram a “Alheira”, um embutido defumado muito consumido em Portugal. Aqui mesmo no Brasil ela pode ser encontrada em alguns lugares.

Semelhante as nossas linguiças, a Alheira é feita de diversos tipos de carne, que são moídas e misturadas a pão e condimentos. Em Portugal um dos tipos mais conhecidos é a Alheira de Mirandela, considerada uma das maravilhas da gastronomia do nosso país-irmão.

Mas o que nem todos sabem é que por trás da Alheira de Mirandela há uma história muito interessante, relacionada aos judeus que se instalaram no interior de Portugal depois de terem sido expulsos da Espanha pelos reis católicos.

Em 1536, depois que a Inquisição chegou a Portugal, os judeus começaram a esconder-se em comunidades onde se faziam passar por cristãos, fingindo rituais católicos para não levantar suspeitas.

Uma das maneiras que a Inquisição tinha para descobrir os fugitivos era observar se eles comiam carne de porco ou não, já que a religião judaica proíbe o seu consumo. Diante disso os judeus da região de Trás-os-Montes usaram um disfarce ainda mais original:

– os que viviam em Mirandela criaram uma linguiça feita com pão e outras carnes disponíveis, como vitela, coelho, peru, pato, frango, etc., que ficava com aparência igual à dos embutidos tradicionais, feitos com carne suína. À esse “enchido” deram o nome de Alheira.

Desde então a Alheira foi incorporada à culinária portuguesa, agora com o acréscimo da carne de porco, muito embora existam várias versões, inclusive a vegetariana.

Para ler mais, clique aqui.

One thought on “Alheira de Mirandela, a Comida Que Salvou Judeus

  • Ester

    Iria gostar de enganar nossos irmaos portugueses.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *