Bolsonaro trará de Israel as máquinas que transformam ar em água

Aproveitando o momento em que o Presidente Bolsonaro anuncia que o Brasil instalará uma indústria para fabricação desse equipamento, posto novamente matéria que publiquei em 23/10/2017:

 

Pode Ser Uma Solução Para o Brasil? Israel Transforma Ar Em Água

(publicado originalmente em 23/10/2017)

O que era um desenvolvimento militar pode agora ajudar a resolver um drama mundial.  Uma empresa israelense que fabrica máquinas que podem extrair água, literalmente, do ar, já está distribuindo-as para assistência em situações de catástrofe em todo o mundo e pretende ampliar seu uso no próximo ano.

De acordo com dados da ONU, mais de 783 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Muitos métodos e invenções tentam há décadas encontrar uma solução para este problema, basicamente através da purificação da água com aplicações químicas ou através de radiação solar, por exemplo.

Agora a empresa WaterGen, sediada em Rishon Lezion, perto de Tel Aviv, afirma ter a solução mais rápida e mais barata: a condensação de água no ar. Parece ficção científica, mas dezenas de máquinas da empresa já operam em várias partes do mundo, muitas em mãos de forças militares, mas também em funções civis em áreas afetadas por desastres naturais e em países em desenvolvimento com altos níveis de pobreza e escassez de água potável.

Ainda que os administradores da empresa não gostem de falar em contratos militares, sabe-se que além de já estarem sendo usadas pelo exército israelense, também os governos dos Estados Unidos, Inglaterra e França possuem o equipamento. Até mesmo alguns países árabes, daqueles que fazem negócios com companhias israelenses em absoluto silêncio, já têm as máquinas.

O equipamento é modular; o maior pode produzir até 6.000 litros de água por dia, o intermediário 650 litros e os menores 25 litros por dia.  Sistemas de maior capacidade estão operando experimentalmente na Índia, Vietnã, Tailândia e Filipinas. As máquinas menores são semelhantes em aparência e com tamanho pouco maior do que os bebedores clássicos de escritórios.

Duas máquinas do modelo maior e duas intermediárias foram enviadas para o estado americano do Texas, em setembro passado, para ajudar as vítimas do furacão Harvey e em seguida, seguiram para a Flórida para atender as pessoas atingidas pelas tempestades Irma e Maria. Os equipamentos foram doados pela empresa à Cruz Vermelha Americana e FEMA, a agência federal que gerencia respostas a desastres naturais e emergências. 

Com informações de Judios.org e Infobae.
Foto: Judios.org

2 thoughts on “Bolsonaro trará de Israel as máquinas que transformam ar em água

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *