A Boa Música de Hoje

Noel Medeiros Rosa – conhecido sem o nome do meio, nasceu na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11/12/1910, filho de pai comerciante e mãe professora.

Bem moço aprendeu a tocar violão e bandolim. Pouca gente sabe que com 20 anos Noel Rosa entrou na Faculdade Nacional de Medicina, mas abandonou o curso 2 anos depois.

Sempre envolvido com a música e a boemia, juntou-se aos amigos Almirante, Braguinha, Alvinho e Henrique Brito na formação do “Bando de Tangarás.”

Entre 1930 a 1937 Noel Rosa compôs mais de 300 músicas, das quais pelo menos 200 foram gravadas, destacando-se clássicos como “Palpite Infeliz”, “Feitiço da Vila”, “Conversa de Botequim”, “Último Desejo”, “Pastorinhas”, “Com Que Roupa?” e “Fita Amarela”.

Os maiores interpretes do Brasil gravaram suas músicas. Para a coluna de hoje escolhi uma delas, Três Apitos, na voz de Maria Bethânia.

Noel Rosa escreveu essa música baseado na fábrica de tecidos que existia em seu bairro. Os relatos sobre a musa inspiradora divergem. Alguns dizem que era Clara, vizinha e conhecida da família, que trabalhava lá, mas há quem diga que tanto a moça como a fábrica eram outras: seria Josefina, operária de uma indústria de botões no Andaraí. Essa parece ser uma informação incorreta, já que a letra fala em “apito da fábrica de tecidos.”

Não há nenhuma fonte absolutamente confiável com relação a isso, até porque ele mesmo teria dito que “outra operária de fábrica se encaixaria nessa canção”.

De verdadeiro o que se sabe é que em 1934 ele se casou com Lindaura, moça da alta sociedade carioca, mas continuou na boêmia, com amantes e noitadas nos cabarés na Lapa, cantando, bebendo e fumando.

Doente de tuberculose, Noel Rosa foi fazer tratamento em Belo Horizonte. Achando que estava curado, voltou ao Rio de Janeiro e retomou os velhos hábitos notívagos, e veio a falecer com 26 anos, em 4/5/1937.

Escute “Três Apitos” na interpretação de Maria Bethânia, clicando aqui ou na imagem abaixo.

Cia. de Fiação e Tecidos Confiança Industrial, em Vila Isabel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *